O que acontece se alterar o DNS?

Perguntado por: aalves6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Mudar o DNS do roteador pode melhorar a velocidade da internet da sua casa. Na teoria, o DNS significa Domain Name System (Sistema de Nome de Domínios, em tradução livre). O sistema torna possível acessar endereços de IP por meio de nomes amigáveis.

Um servidor de DNS malicioso pode servir para inúmeros fins, como gerar lucro para o criminoso com a exibição de anúncios de sistemas de afiliados, ou mesmo direcionar vítimas para sites falsos (de bancos, por exemplo) para roubar informações, caso do script em questão, segundo Assolini.

O que acontece se você alterar seu DNS? Ao mudar seu DNS e configurar sua conexão para outro servidor DNS confiável, você pode obter maior velocidade para sua conexão, um nível mais elevado de privacidade, além de maior segurança para sua conexão – principalmente em uma conexão pública de Wi-Fi.

É importante deixar claro que a alteração o servidor do Google não vai prejudicar a sua conexão de alguma forma. Porém, nem sempre o problema de lentidão dos sites é ocasionado pelo DNS. Caso alterar o servidor não funcione, recomendamos que você entre em contato com a sua provedora para novas orientações.

Entre os 5 melhores servidores DNS do mundo, nós podemos apontar: Open DNS (servidores com IPS 208.67.222.222 e 208.67.220.220); Google DNS (servidores 8.8.8.8 e 8.8.4.4); Cloudfare DNS (servidores 1.1.1.1 e 1.0.0.1);

Sendo assim, usar um bom servidor DNS significa que sua navegação pode ficar mais rápida e segura. Muitos serviços disponibilizam recursos de segurança, como detecção de sites falsos ou infectados. Também podem fornecer um sistema de proteção parental no qual sites de conteúdo adulto, por exemplo, são bloqueados.

DNS privado e DNS seguro
Na prática, o DNS Privado geralmente é executado em protocolos DNS seguros. A configuração de DNS Privado no Android 9 e superior, por exemplo, deve ser chamada de DNS Seguro para transmitir sua essência com mais precisão.

Por meio de alguns comandos, o usuário pode ter acesso a uma série de dados de conexão referentes à rede e que servem para apontar se algo de errado está acontecendo com o servidor DNS. No Windows, o comando para verificar esses dados é “ipconfig /all”, sem as aspas.

Alguns programas funcionam como uma ferramenta que testa vários servidores DNS e te auxiliam na escolha do DNS mais rápido para a sua internet. É o caso do Namebench, desenvolvido e licenciado pela própria empresa Google. No Google Code, você encontra facilmente o namebench para baixar em seu computador.

Como saber o DNS da minha rede?

  1. acesse o menu iniciar do Windows;
  2. na barra de pesquisa digite “prompt de comando” e acesse o programa;
  3. na janela que do prompt de comando se abrirá, digite na linha de comando “ipconfig /all”, pressione o “Enter” e pronto!