O que acontece quando o destinatário recusou o objeto?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Por padrão, quando a entrega de um objeto pelos Correios é recusada, a carga entra em devolução automaticamente. Contudo, existe a possibilidade de a carga ser disponibilizada para retirada na agência de destino.

Se o consumidor decidir recusar a mercadoria, ele deve escolher a opção "Recusar objeto" no site dos Correios. Com essa ação, a encomenda retorna ao remetente e o consumidor precisa solicitar o reembolso.

Se o seu pacote foi devolvido ao remetente, não se preocupe, acesse o rastreio e localize o motivo da devolução. Após isso, preencha o formulário de pacote devolvido.

Quando os Correios realizam a tentativa de entrega e não há ninguém para receber, o produto retorna para a agência dos Correios da sua localidade. Geralmente são realizadas mais duas tentativas de entrega! As tentativas de entrega são atualizadas no rastreio do pedido no site dos Correios.

No caso de devolução ao remetente, quando a entrega for interna, caso não seja retirada no prazo definido para o serviço, a encomenda permanecerá a disposição do remetente, para retirada, na mesma agência, por mais 90 (noventa) dias corridos. Cumprido este prazo, a encomenda será encaminhada para refugo.

Pode-se concluir que a recusa de mercadoria tem o intuito anulatório da operação, de modo que acaba incluído num conceito mais amplo de devolução, mas a devolução não necessariamente implica em recusar a mercadoria recebida, pois se pode aceitar a mercadoria num primeiro momento e somente após esse aceite ou em momento ...

A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma Nota Fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram à recusa. A Nota Fiscal Eletrônica não altera os procedimentos atuais.

6. Qual prazo para devolução da encomenda nacional ao remetente? Não há um prazo definido, na impossibilidade de entrega ao destinatário o objeto será imediatamente inserido no fluxo postal para devolução ao remetente.

O que fazer quando a encomenda retorna de fato ao remetente

  1. Enviar um novo produto imediatamente para o cliente.
  2. Aguardar a devolução do produto para encaminhar um novo.

Você pode retirar suas encomendas em qualquer uma de nossas agências. Para isto, basta fornecer o endereço e CEP da agência mais conveniente para retirar sua encomenda.

2ª tentativa: até as 12 horas do dia útil seguinte ao da 1ª tentativa. 3ª tentativa: até as 12 horas do dia útil seguinte ao da 2ª tentativa.