O que acontece se a cárie chega no osso?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Além disso quando a cárie chega muito próxima a polpa (nervo do dente) ela pode causa a morte do dente. Nestes casos é comum a infecção bacteriana chegar inclusive ao osso que sustenta o dente, causando as lesões periapicais.

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

Resumidamente, o que acontece é que essas estruturas ósseas se dissolvem e perdem o fosfato de cálcio, o qual é responsável pela rigidez no esmalte e na dentina. Ao perder esse componente importante, ocorre a formação de uma pequena cavidade no dente, iniciando, assim, o processo denominado cárie.

“Nesse caso, é necessária urgência no tratamento, com a remoção de todo tecido pulpar e a restauração do canal por materiais obturadores”, ressalta. Outras possíveis soluções para o problema da cárie radicular é o pino dentário, a prótese dentária fixa e a cirurgia plástica gengival.

A cárie incipiente se torna preocupante quando não é tratada a tempo, podendo progredir e afetar as camadas mais profundas do dente, é importante reconhecer os sinais de cárie incipiente, como sensibilidade, manchas brancas ou levemente escuras nos dentes, para buscar tratamento adequado e evitar complicações futuras.

A sensação de dor pode aparecer quando a cárie está mais avançada. Verificar a ocorrência de manchas brancas ou amareladas e buracos: a desmineralização, enfraquece estruturas do esmalte para furar inicialmente a parte mais dura do dente.

Sintomatologia associada a cárie radicular
Outro processo que pode ocorre e ser bastante prejudicial, é quando a cárie se infiltra em raízes tratadas previamente por processo endodôntico (tratamentos de canal). Nesses casos a única sintomatologia encontrada são as dores gengivais causadas pelas bactérias.

Os sintomas de perda óssea nos dentes causam dor?

  • sensibilidade dos dentes;
  • vermelhidão, irritação, inflamação e sangramento da gengiva;
  • mobilidade dentária;
  • mau hálito;
  • dor de dente;
  • retração gengival.

Os três tipos de cáries

  • Cárie coronária. A cárie coronária é a mais comum de todas. ...
  • Cárie radicular. A cárie radicular é a que acomete a raiz do dente. ...
  • Cárie recorrente.

Como já dissemos, o dente com cárie profunda, surge com a formação da placa bacteriana (biofilme dental) sobre a superfície dos dentes. Logo, a melhor forma de prevenção é a remoção ou pelo menos a desorganização dessa placa bacteriana.

Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.

Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

Tratamento. Primeiramente, se ainda existe algum mito que a cárie pode ser tratada por meio de procedimentos caseiros ou que ela se cura naturalmente após algum tempo, é preciso eliminá-lo de vez. A verdade é que a única forma de tratar a condição é em uma consulta com o dentista.

Ao exame clínico, quando ainda observar uma mancha branca, porém lisa e com brilho, é característico de que a lesão esteja inativa. Isso é confirmado quando ao deslizar a sonda exploradora, de ponta romba, da região de esmalte hígido em direção à área da lesão, não houver porosidade.

As bactérias presentes na boca, quando a cárie não é tratada, podem resultar em doenças no coração, infecção pulmonar e até mesmo danos ao sistema nervoso! Para evitar todos esses problemas, faça uma avaliação com nossos dentistas.

Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa.