O que acontece se não tratar uma cárie?

Perguntado por: ioliveira7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

Perda de dentes: Quando uma cárie não é tratada e progride para estágios avançados, há uma possibilidade real de perda do dente. Isso pode acarretar dificuldades na fala, mastigação e autoestima.

Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

O principal sintoma da cárie é a dor de dente, mas em alguns casos ela pode causar: dor ao comer ou beber algo doce, frio ou quente, a presença de furinhos em um ou mais dentes, manchas amarelas ou brancas na superfície do dente, sensibilidade ao tocar num dente e gengiva inchada e dolorida.

A formação de um abcesso é a última fase de uma cárie dentária, sem dúvida a mais dolorosa. Quando a infeção atingir a extremidade da raiz, os ossos adjacentes correm também o risco de infeção. As gengivas e a língua ficam normalmente inchadas, o que pode afetar a fala e implicar o risco de outras doenças.

Sim, a cárie é capaz de afetar a autoestima. “Uma criança pode desenvolver problemas de socialização”, nota Mendes. Prevenir-se da encrenca, porém, é muito mais do que garantir um sorriso bonito. Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade.

Tratamento. Primeiramente, se ainda existe algum mito que a cárie pode ser tratada por meio de procedimentos caseiros ou que ela se cura naturalmente após algum tempo, é preciso eliminá-lo de vez. A verdade é que a única forma de tratar a condição é em uma consulta com o dentista.

Conheça-os a seguir.

  1. Dor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ...
  2. Dor no maxilar. ...
  3. Inchaços. ...
  4. Infecções e/ou abcessos. ...
  5. Alteração na cor do dente.

EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS
Lanches e bebidas açucarados são os principais vilões que atraem as bactérias que produzem as cáries. Por isso, evite alimentos que são ricos em açúcar, como os doces, principalmente os mais grudentos. Sempre que comer algo doce, tenha o costume de escovar os dentes na sequência.

Dente podre é um nome popular dado aos dentes com cárie profunda ou casos de perda óssea. A extração de dentes com cárie é a última alternativa, quando não há mais possibilidade de reparação ou concerto do dente. O valor médio desse procedimento é entre R$ 100,00 e R$300,00 por dente.

Ao exame clínico, quando ainda observar uma mancha branca, porém lisa e com brilho, é característico de que a lesão esteja inativa. Isso é confirmado quando ao deslizar a sonda exploradora, de ponta romba, da região de esmalte hígido em direção à área da lesão, não houver porosidade.

As cáries não acontecem apenas por conta das bactérias existentes na superfície dos dentes, mas também dependem da resistência do esmalte, que é formado por meio de mineralização e proteínas específicas. celular alterada, conhecida como WNT, uma das formas de comunicação das células para ativar genes específicos.

Uso de enxaguante bucal: os enxaguantes bucais são ótimos para auxiliar na limpeza dos dentes e nos casos de cáries você pode associar seu uso com água salgada morna, pois ela é capaz de eliminar as bactérias e aliviar temporariamente a dor. Uso de óleo de cravo: esse óleo possui propriedades que aliviam a dor.