O que acontece quando tira 1.000 no Enem?

Perguntado por: aribeiro6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 16 votos

Se você tirar nota 1000 na redação do Enem, isso pode ser muito vantajoso para a sua vida acadêmica e profissional. Primeiramente, essa pontuação pode aumentar significativamente as suas chances de ingresso nas universidades, uma vez que a nota da redação é um critério de desempate em muitos processos seletivos.

A estudante amazonense Rilary Castro, de 18 anos, alcançou nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O desempenho garantiu uma vaga no curso de engenharia civil. A jovem, no entanto, se deparou com um problema: não tinha dinheiro para fazer uma faculdade longe de casa.

Com mais de um mês de atraso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde de hoje, 17 de março, o balanço do Enem 2021. As provas regulares foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

Geralmente é preciso ter entre 700 e 800 pontos para conseguir uma vaga. Uma nota próxima a 600 pontos é considerada boa e garante vaga em diversas faculdades. Em cursos menos procurados é possível ser aprovado com pouco mais de 400 pontos.

Médias das notas
A nota máxima alcançada foi de 826,1 e a nota mais baixa, 295,2.

Os cursos mais disputados, como Medicina e Engenharia, exigem 800 pontos ou mais para conseguir uma vaga. No entanto, com pouco mais de 600 pontos no Enem é possível passar em diversos cursos. O ProUni concede bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda.

Dos 19 nota máxima, 11 estudantes são nordestinos. O resultado foi divulgado na última terça-feira, 09. A reportagem do Só Notícia Boa pesquisou um pouco sobre esses estudantes.

Temida pelos candidatos, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sempre um desafio a ser enfrentado durante a realização da prova. Mas para a moradora de Itapiranga, interior do Amazonas, Rilary Coutinho, 18 anos, a nota 1.000 foi conquistada com muito empenho, sem cursinho e sem internet em casa.

Para alcançar o resultado, aluna tem uma rotina de estudos e também uma estratégia para desenvolver o texto. A estudante Maria Eduarda da Silva, de 18 anos, tirou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) e comemorou o resultado.

Existem cursos em que os candidatos puderam entrar com a nota mais baixa permitida no SiSU e ProUni, que é de 450 pontos, indo até, no máximo, 500 pontos.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular. Para isso, basta ter o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Uma das vantagens de caprichar na redação é que ela pode render pontuação acima das provas objetivas, aumentando a média geral. Outro motivo para você investir na redação é que a nota é o primeiro critério de desempate em processos seletivos que usam a pontuação do Enem, como Sisu, ProUni e FIES.

O professor de física do Colégio e Curso PH Francisco Schueller diz que, considerando sua área de concentração, 2015 teve o Enem mais difícil dos últimos anos. A justificativa apontada por Schueller é que as perguntas teriam sido mais conteudistas.

A redação é a única prova do Enem em que é possível tirar zero. As provas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática têm as notas calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).