Quem passa no Enem não precisa terminar o ensino médio?

Perguntado por: ribrahim3 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 2 votos

O Enem não serve mais para obter certificação do ensino médio. Pois é. Quem não estiver matriculado em uma escola regular, não vai mais poder fazer o Enem para obter o certificado do ensino médio. A regra começou a valer em 2017.

Segundo as regras estabelecidas pelo MEC, é necessário ter o Ensino Fundamental completo para realizar o exame. Caso o candidato tenha menos de 18 anos e esteja cursando a 1º ou a 2º série do Ensino Médio, ele pode se inscrever na modalidade treineiro.

Na lei brasileira, o certificado de conclusão do Ensino Médio é requisito mínimo previsto inclusive em edital de processo seletivo para o ingresso regular em faculdades e universidades.

É possível entrar na faculdade sem concluir o Ensino Médio? Em tese, cada faculdade pode requerer os documentos que julgar necessários para a matrícula dos alunos, mas algo comum a todas elas é a exigência do comprovante de conclusão do Ensino Médio e do histórico escolar do aluno.

Os estudantes que estiverem no 1º ou 2º ano do ensino médio podem fazer o Enem como treineiros. Isso significa que, mesmo se tiverem uma nota boa o suficiente para serem aprovados, não poderão utilizar essa nota no Sisu, Fies ou Prouni, programas que permitem o ingresso em universidades públicas ou privadas.

Legalmente, o processo é possível. Se for menor de 17 anos, é preciso se emancipar, obter autorização de um juiz e realizar o exame supletivo que vale como certificado de conclusão do Ensino Médio.

O método oficial para terminar o Ensino Médio rápido é a prova do Encceja. Ela serve para as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Médio.

Você pode usar a sua nota do Enem para conseguir uma bolsa integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos – Prouni, o Sistema de Seleção Unificada – Sisu, bem como conseguir o Financiamento Estudantil – Fies.

Má qualidade de vida, falta de acesso aos serviços de saúde, baixos salários, desemprego, interrupção de um futuro melhor. Uma introdução bem negativa pra falar sobre educação, mas, infelizmente, essas são algumas consequências bastante comuns aos brasileiros que não concluem o Ensino Médio.

Leia abaixo algumas profissões que não exigem ensino médio:

  • Profissional de serviços gerais. ...
  • Profissional da mecânica. ...
  • Profissional de padaria. ...
  • Auxiliar de construção. ...
  • Profissional de costura. ...
  • Profissional de açougue. ...
  • Motorista de caminhão.

A lei expõe que os cursos de graduação são abertos “a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo”.