O que acontece quando coloca ureia na água?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A utilização da ureia dissolvida pelo veículo água, poderia gerar resfriamento foliar com abertura de estômatos, facilitando a absorção.

A ureia deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas do fertilizante para cada um litro de água. É preciso muita atenção ao horário ideal para realizar a pulverização nas folhas de alface.

Uma dica é misturar a ureia na água usada para regar as plantas. Porém, é importante lembrar que nesse caso a quantidade é pequena, sendo mais ou menos uma colher de sopa para cada 10 litros de água.

Benefícios da Ureia Líquida:
Reduz as perdas por deriva. Aumenta o tempo de contato da solução aplicada, reduzindo as perdas na aplicação causadas por condições climáticas adversas. Redução das perdas de amônia (n-nh3) por volatilização. Redução da queima das folhas pelos sais de amônia.

A ureia é um fertilizante agrícola bastante utilizado na adubação de plantas, devido à sua eficácia na produtividade. O fertilizante sólido granulado tem a composição CO(NH2)2 e é uma fonte rica em nitrogênio, com cerca de 44% a 46% do elemento químico.

Mito. Há um mito de que a mistura de sal e ureia para bovinos com água intoxica o animal, porém o que não pode é deixar o cocho todo encoberto de água com essa mistura que é prejudicial. Geralmente essa água é proveniente de chuva.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

Para evitar que ocorra a perda da amônia, uma medida importante é enterrar a ureia a uma profundidade de, no mínimo, cinco centímetros no solo. Um erro comum é aplicar o fertilizante na superfície. Isso porque esse modelo de aplicação é diretamente responsável por uma perda significativa do nitrogênio contido na ureia.

Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. (LORENSINI et al., 2012). Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.

A ureia proporcionou o pico de volatilização entre o segundo e o quarto dia após a aplicação do adubo, ao passo que no solo onde foi aplicada ureia com inibidor de urease isso ocorreu, em média, até dois dias mais tarde (Figura 2).

Para o melhor aproveitamento e também para evitar saturar as plantas, recomendamos a diluição em 10 partes de água. Isso significa que 1 litros de adubo líquido concentrado renderá 10 litros para a rega.