O que a empresa pesquisa antes de contratar?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
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As habilidades comportamentais também são avaliadas antes da empresa contratar um funcionário. Elas podem ser as mais diversas e podem variar de acordo com a necessidade da empresa e o cargo a ser preenchido. Entre as mais buscadas, estão: resiliência, equilíbrio emocional, criatividade e comunicação.

Além disso, as consultas ao CPF também podem ter a finalidade de avaliar o risco de crédito e evitar fraudes, já que dessa forma é possível detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos falsos ou furtados, por exemplo.

O RH precisa entender as necessidades da empresa e garantir que elas sejam atendidas ao recrutar pessoas para ocupar vagas em aberto. Não é apenas colocar um anúncio de emprego na Catho: é necessário analisar o mercado, consultar as partes interessadas e administrar orçamentos.

Procure candidatos que querem se capacitar mais, se desenvolver. Pergunte sobre cursos e atividades que a pessoa deseja fazer e áreas que ela tem interesse. Você poderá observar se sua empresa poderá atender às expectativas do talento, bem como a disposição do candidato para adquirir novos conhecimentos.

As cinco falhas mais comuns que fazem o currículo ser eliminado no processo seletivo, são :

  • 1 – Ignorar as instruções. ...
  • 2 –Não estar apto para a vaga. ...
  • 3 – Na hora da entrevista os detalhes importam. ...
  • 4 – Erros gramaticais. ...
  • 5 – Currículo confuso.

Podemos, portanto, destacar alguns documentos que são vedados a exigência quando da contratação de empregados, a saber: Comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade; Certidão de que não possui processo trabalhista ajuizado (certidão negativa trabalhista);

Principalmente porque o entendimento deve ser de que, o candidato com nome sujo, está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, justamente para regularizar suas pendências financeiras e consequentemente limpar o seu nome.

Em uma boa entrevista, a pessoa do RH explica para o candidato como devem ser as próximas etapas do processo seletivo. E, caso o entrevistador diga que vai entrar em contato para agendar as próximas atividades, pode ter certeza de que você foi bem e seguirá na disputa pelo cargo.

Os profissionais de RH geralmente decifram informações presentes nos currículos para compreender melhor os objetivos do candidato, a sua personalidade, a compatibilidade com a cultura da empresa, a capacidade de comunicação e o preenchimento dos requisitos da vaga: conhecimentos e experiência.

12- Quando o entrevistador diz que vai te ligar
Se o entrevistador disser que vai ligar, você pode ficar otimista! Geralmente, essa fala indica que você está sendo considerado para a vaga e que têm chances de avançar para a próxima etapa do processo de seleção ou contratação. No entanto, é importante ter paciência.