O que a caxumba pode causar em casos mais graves?
Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade.
Qual a gravidade da caxumba
A gravidade da doença se estabelece com as complicações possíveis, como a orquite (inflamação dos testículos), oforite (inflamação dos ovários) ou inflamações do sistema nervoso central como a encefalite. Felizmente todas são raras. Existe tratamento específico.
Quais são as sequelas da caxumba
Outras complicações são encefalite e pancreatite. Não há relato de óbitos relacionados à parotidite. Além disso, a ocorrência da caxumba durante o primeiro trimestre da gestação pode ocasionar aborto espontâneo.
Qual a taxa de mortalidade da caxumba
A morte devido a caxumba tem sido relatada em 1-3 casos por 10.000 em anos recentes.
Quando devo me preocupar com a caxumba
A Caxumba NÃO É UMA DOENÇA GRAVE. A maioria dos casos evoluiu sem nenhuma complicação. Dentre as complicações mais frequentes, está a orquite (inflamação dos testículos). Mas, mesmos quando ocorre a orquite, a esterilidade é uma complicação rara.
Qual o tempo máximo que alguém pode ficar com caxumba
O período de incubação (até o aparecimento dos sintomas) é de 12 a 25 dias, sendo, em média, 16 a 18 dias. Já o período de transmissibilidade da doença varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas.
Quantos tipos de caxumba existe
Só existe um tipo de caxumba, embora os sintomas manifestados possam variar muito em cada pessoa.
Quais órgãos a caxumba afeta
A caxumba é uma infecção viral aguda e contagiosa. Pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas é mais comum afetar as glândulas parótidas, que produzem a saliva, ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido.
O que não se deve fazer quando está com caxumba
A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença.
Quem pega caxumba fica imune
Quem já teve caxumba fica imunizado permanentemente contra a doença, esclarece Ballalai. "Uma confusão pode acontecer porque há outros vírus que causam um quadro semelhante, então algumas pessoas acham que tiveram caxumba duas vezes. Mas isso não acontece."
É possível pegar caxumba 3 vezes
É possível, porém são raros os casos de reinfecção, uma vez que, quando a pessoa é contaminada pelo vírus, ela adquire imunidade. A caxumba pode ocasionar orquite (inflamação nos testículos) nos homens e ooforite (infecção dos ovários) nas mulheres.