Qual doença pode ser confundida com caxumba?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Como a maioria das doenças virais, a caxumba pode cursar com sintomas gerais e inespecíficos como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor no corpo, e pode ser confundida com a gripe ou a dengue, por exemplo.

Gripe. A gripe é uma infecção viral muito comum, e muitos dos seus sintomas são os mesmos da caxumba e meningite, como febre, dor de cabeça, fraqueza e outros. Por isso, são facilmente confundidos, principalmente nos sinais iniciais das doenças.

Os principais sintomas da caxumba são:

  1. Inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles.
  2. Febre.
  3. Dor de cabeça.

A Parotidite infecciosa, também chamada de papeira ou caxumba é uma doença infecciosa aguda de alta morbidade e baixa letalidade, causada por um vírus da família Paramyxoviridae.

Análises do sangue e amostras de saliva obtidas de dentro da boca são os mais úteis. Os exames de imagem podem ser úteis na avaliação de algumas das complicações da caxumba. Continue lendo para conhecer os exames para detectar caxumba!

Ela também pode provocar dor no corpo e na cabeça. Complicações mais graves são raras, mas podem ocorrer, entre elas inflamação nos testículos (orquite), inflamação nos ovários (ooforite) em mulheres acima de 15 anos, inflamação do pâncreas (pancreatite) e inflamação que envolve cérebro e meninges (meningoencefalite).

Segundo a Dra. Sumire Sakabe, infectologista do H9J​, quem já teve caxumba ou foi vacinado com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) está imunizado. "Se alguém ficar na dúvida se tomou ou perdeu a carteirinha pode tomar a vacina novamente", afirma a Dra. Sumire.

Entretanto, como aproximadamente de 30% a 40% das infecções são assintomáticas, é possível que a pessoa desconheça que tenha tido caxumba.

Não há tratamento específico para caxumba. O mais importante é uma boa alimentação, hidratação e principalmente repouso. Além disso, a pessoa doente deve ficar em casa e evitar o contato com outros durante nove dias após o início da doença.

A caxumba é transmitida através do contato direto com secreções (saliva ou espirro) da pessoa infectada. O indivíduo infectado não deve exercer atividades escolares e nem trabalhar pelo período de 09 dias após o início da doença.

O diagnóstico da caxumba é basicamente clínico, mas há exames de sangue que ajudam na identificação da presença de anticorpos contra o vírus da caxumba, que são realizados quando há necessidade de estabelecer um diagnóstico de certeza. São conhecidos como Anticorpos Anti Caxumba IgG e IgM.

Só existe um tipo de caxumba, embora os sintomas manifestados possam variar muito em cada pessoa.