O que a Caixa aceita como comprovante de renda?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.9 / 5 11 votos

Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal.

Eles podem ser os registros oficiais de suas atividades, tais como o alvará de funcionamento, o registro da empresa, os recibos, contratos e assim por diante. Vale anexar também os comprovantes de contribuição do INSS e do ISS.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
A CTPS é considerada um dos principais meios para comprovar a renda, já que indica o valor do salário bruto recebido pelo trabalhador que está sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Como comprovar renda para o financiamento imobiliário sendo autônomo?

  1. Extratos bancários.
  2. Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA)
  3. Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos)
  4. Comprovantes de Imposto de Renda.
  5. Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-Simei)
  6. Contrato de prestação de serviços.

O extrato para imposto de renda pode ser obtido no site da CAIXA, Internet Banking ou app Habitação Caixa (Google Play e App Store). Também na ficha Dívidas e Ônus Reais, o contribuinte deve informar outros créditos e empréstimos que estavam ativos em 2018.

O que pode ser usado como comprovante de renda? Podem ser usados como comprovante de renda holerites, carteira de trabalho, extratos bancários, Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para MEIs, Declaração de Imposto sobre a Renda de Pessoa Física, entre outros.

Como Gerar comprovante de renda online? Para obter o Comprovante de Rendimentos pelo SOUGOV.BR – seja pelo aplicativo ou pelo computador (web) – o usuário deve acessar a função 'Rendimentos IRPF', que está entre os serviços de 'Autoatendimento' na tela principal, e baixar o comprovante referente ao ano 2022.

É possível conseguir o comprovante ou recibo através do Portal e-CAC, app Meu Imposto de Renda, chat RFB do Portal e-CAC ou presencialmente junto à Receita Federal, com um documento de identificação.

Para comprovar renda de um trabalhador informal, é possível utilizar documentos como extratos bancários dos últimos três meses, faturas de cartão de crédito e até recibos de aluguel, por exemplo.

Uma opção rápida e prática de comprovante de renda para autônomo é o extrato bancário. O extrato nem sempre é aceito em algumas instituições e, geralmente, o documento deve apresentar as movimentações de pelo menos 3 meses. Portanto, confira antecipadamente se esse documento é aceito.

Sim é possível financiar o imóvel, é necessário comprovar um renda, constante e condizente ao financiamento pleiteado, o extrato bancário é um aliado para ajudar na analise.

Diferentemente de quem trabalha com carteira assinada, que pode usar a carteira de trabalho ou o holerite para comprovar renda, os quatro comprovantes de renda para autônomos, freelancers e profissionais liberais que podem ser emitidos são o extrato bancário, a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), o ...

Para obter o Comprovante de Rendimentos pelo SOUGOV.BR – seja pelo aplicativo ou pelo computador (web) – o usuário deve acessar a função “Rendimentos IRPF”, que está entre os serviços de "Autoatendimento" na tela principal, e baixar o comprovante referente ao ano 2022.

Por exemplo, se uma financeira aceita extratos bancários como documentos comprobatórios de faturamento, basta que o profissional acesse os canais do seu banco (aplicativo, internet banking, caixa eletrônico etc) para emiti-los. O recibo da Declaração do Imposto de Renda deve ser guardado por, no mínimo, 5 anos.

Listamos abaixo os cartões de crédito universitários sem comprovação de renda disponibilizados pelas principais instituições do país: Itaú Universitário. Bradesco Universitário. Santander Play.