Quem é Carlos Eduardo Brand?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 5 votos

Carlos Eduardo Brandt é um profissional com vasta experiência no mercado financeiro. Ele é chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix do Banco Central e foi o único brasileiro a figurar na lista da Bloomberg das 50 pessoas que definiram os rumos dos negócios globais em 2021.

A resposta é NÃO. O Pix é um sistema exclusivo para clientes de instituições financeiras que atuam em território brasileiro, ou seja, não possibilita envio ou pagamento de valores para contas bancárias de outros países.

No dicionário no mundo financeiro, Pix é sinônimo de pagamento instantâneo. Ao contrário do que parece, as três letras não são uma sigla e, sim, uma marca. O meio de pagamento foi batizado dessa maneira porque a palavra Pix remete à tecnologia, pixels e transações, de uma forma simples e criativa.

Banco Central do Brasil

Idealizado pelo Banco Central do Brasil, sistema de pagamentos começou a ser desenvolvido por um grupo de estudo da entidade em 2018, durante o governo de Michel Temer.

Com o sucesso do Pix, o Brasil foi o segundo país do mundo que mais utilizou meios de pagamentos instantâneos em 2022, ficando atrás apenas da Índia, conforme a pesquisa "Prime Time for Real-Time Report", divulgada nesta quarta-feira, 19, em nota, pelo Banco Central.

É falso que o Governo Federal esteja devolvendo valores de Pix e Cartão de Crédito.

Sim. O Pix funciona em qualquer tipo de conta transacional, ou seja, uma conta que permita enviar e receber dinheiro e a poupança se encaixa nessa classificação.

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer ou receber Pix gratuitamente no banco. A Caixa Econômica Federal decidiu suspender a cobrança pelas transferências PIX realizadas por pessoas jurídicas, que começaria em 19 de julho.

Relembre tudo o que se sabe sobre a questão e o que o ex-mandatário já disse a respeito. Como Bolsonaro recebeu o dinheiro? Os dados do Coaf mostram que, entre 1º de janeiro e 4 de julho, Bolsonaro recebeu mais de 769 mil transações por meio do Pix que totalizaram R$ 17.196.005,80.

"O mérito do sucesso do Pix é de servidores e diretores do BC", diz o fundador do Instituto Mercado Popular. Na avaliação do presidente do Sindicato de Servidores do BC, Fábio Faiad, o Pix foi implementado "apesar" do governo Bolsonaro —e não por causa dele.

Os Estados Unidos agora também tem um 'Pix' para chamar de seu. O Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, anunciou que o FedNow está oficialmente ativo. O serviço permite transferências instantâneas a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano.

O PIX veio para facilitar a vida de muitos brasileiros. Entretanto, em Portugal, já existe algo parecido desde 2014 chamado MB WAY.

“Tinha o tempo de você fazer a TED ou o DOC, o deslocamento até o banco, além das taxas que eram cobradas e o tempo do dinheiro entrar na sua conta. Como empreendedora, eu acho que antes do Pix era bem complicado porque preciso que a pessoa me deposite 50% para dar início ao pedido.

Ou seja, agora os Estados Unidos têm, sim, um sistema parecido com o Pix. Com previsão para operar 24 horas por dia, sete dias por semana, o serviço visa eliminar os atrasos frequentes nas transferências de dinheiro, permitindo que os norte-americanos realizem transações de envio e recebimento em segundos.

A consulta dos valores a receber é feita exclusivamente no site valoresareceber.bcb.gov.br, uma plataforma criada em janeiro de 2022 pelo Banco Central do Brasil (Bacen) unicamente para esse fim. Ela é gratuita e feita pela internet.

Outra mudança no Pix em 2023 é que os bancos poderão escolher se querem oferecer a customização do horário noturno alternativo. O horário padrão é das 20h às 6h, mas as instituições poderão oferecer aos clientes a possibilidade de alterar para a faixa entre 22h e 6h.