O que a Bíblia fala sobre sanguessuga?

Perguntado por: nfarias7 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

O significado do versículo que diz que “a sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá e Dá” fala sobre a ganância. Esse texto foi escrito por Agur e está registrado no livro de Provérbios (Provérbios 30:15). Apenas o capítulo 30 do livro de Provérbios é atribuído a Agur, um sábio de quem nada sabemos.

Muitas vezes, na Bíblia, Deus usa animais ou insetos para descrever pessoas: ovelhas (povo de Deus), bodes (rebeldes), lobos (enganadores maliciosos), porcos (não dão valor ao que é valioso), formigas (diligentes), sanguessuga (pessoa egoísta que só se importa com o que pode receber dos outros).

25 as formigas são um povo impotente; todavia, no verão preparam a sua comida; 26 os coelhos são um povo débil; e, contudo, fazem a sua casa nas rochas; 27 os gafanhotos não têm rei; e, contudo, todos saem e em bandos se repartem; 28 a aranha, que se apanha com as mãos e está nos paços dos reis.

Isso nos alerta para duas lições. A primeira é que ninguém pode ser confiante demais em sua força de resistir ao mal, nem na força dos outros. É preciso estabelecer limites e normas protetoras para manter a moralidade de um relacionamento.

Quando Agur escreveu este texto, sua preocupação não era com a sanguessuga em si, mas, apresentar um princípio moral e espiritual que tem como parâmetro a vida da sanguessuga. Pois bem, a sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Mas o que isto quer dizer?

Sanguessugas podem transmitir o Mal de Cadeiras, doença de eqüinos que tem grande importância econômica no Brasil.

As sanguessugas, ao cravarem os dentes na pele de suas vítimas, injetam um anestésico. Suas picadas, portanto, não são sentidas, podendo mascarar a presença delas em outras regiões do corpo. Lembre-se de que as sanguessugas não são venenosas e não transmitem doenças.

Dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer, vinho aos que estão angustiados; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e não mais se lembrem da sua infelicidade.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Provérbios 19:21 NVI
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR.

19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher contenciosa e irascível. 20 Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os devora.