O que a Bíblia fala sobre o terror noturno?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

O salmista e o medo do escuro
O salmista inicia falando dos medos do terror de noite. A noite, como sempre, nos lembra trevas, desconhecido, fantasmas que nos assustam quando crianças e que em nossa fase adulta se transformam em medos muito mais reais que as fantasias infantis.

O dia é teu, e tua também é a noite; estabeleceste o sol e a lua. Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas.

O terror noturno normalmente se caracteriza por episódio súbito de medo intenso que ocorre durante o sono, geralmente iniciado por um grito e é acompanhado por manifestações comportamentais ou autonômicas, como palidez, expressão facial de pânico e sudorese.

A Palavra de Deus tem este poder quando nos revestimos da Verdade. Versículo 5 - O terror noturno está associado ao pânico e ao medo. Com Deus, temos paz tanto de dia quanto na escuridão, Ele é a nossa luz. As “setas que voam de dia” referido no verso, está ligada as ameaças que recebemos em nossa direção.

"Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me. buscam me acharão." (Provérbios 8:17)

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Salmo 91: descanse no abrigo do Altíssimo. pode dizer ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio".

2 – Salmos 46, 1-5
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

Em caso de terror noturno infantil, o que os adultos podem fazer?

  1. Acalmar a criança através de abraços e carinhos;
  2. Cuidar para que o pequeno ou pequena não se machuque;
  3. Esperar o episódio de terror noturno infantil passar;
  4. Lembre-se: não é necessário acordar a criança.