O que a Bíblia fala sobre a depressão?

Perguntado por: ainfante7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

“Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações” (Salmos 34:17). “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”(Salmos 34:18). “O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas” (Salmos 34:19).

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.

Aconselhamento espiritual. A depressão é uma das experiências mais perturbadoras do ser humano porque o que adoece é o comportamento da pessoa e por conseqüências os relacionamentos. É uma patologia onde o que adoece é comportamento, a vontade própria do indivíduo (Bressa e Mason, 2003).

Jesus, peço-te que voltes comigo até o momento em que esta depressão me atacou e me libertes das raízes deste mal. Cura todas as minhas lembranças dolorosas. Enche-me com o Teu amor, a tua paz, a tua alegria. Peço-Te que restaure em mim a alegria da minha salvação.

O Salmo 42 foi escrito por alguém que estava com alma abatida e perturbada (v. 5,11). Passava pelo túnel sombrio da depressão. Os Salmos 42 e 43 estão interligados.

O Senhor não se separa mais de nós, Ele está entre nós; e quando experimentamos Sua Páscoa, os frutos da Sua Ressurreição em nossa vida, não permitimos, de forma nenhuma, que a tristeza tenha a última palavra em nossa vida!

A depressão não é falta de Deus; é uma doença neuronal caracterizada pela alteração de neurotransmissores no cérebro. Pessoas religiosas e não religiosas sofrem de depressão. Não há relação de causalidade entre a doença e a debilidade espiritual.

Uma dor profunda, resultante não apenas do luto pela perda de um filho, mas também pela culpa em função do pecado, cujas consequências o levaram a viver aquela situação trágica.

Deus não corrige o Elias solitário e triste, mas contrapõe à sua solidão, mostrando sua história, atribuindo valor ao seu passado e especialmente o seu comprometimento com o futuro.

No entanto, os líderes da Igreja reconhecem que a depressão severa, ou transtorno depressivo maior (TDM), é uma doença bem mais grave que pode interferir com a capacidade que a pessoa tem de desempenhar plenamente suas funções.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Como superar problemas e se livrar do desânimo

  1. Faça planos de curto, médio e longo prazo. ...
  2. Procure se alimentar corretamente e dormir bem. ...
  3. Dê presentes a si mesmo vez ou outra. ...
  4. Livre-se de relacionamentos tóxicos. ...
  5. Contra o desânimo, invista em autoconhecimento.

Senhor que o Teu poder libertador, livre e liberte o espírito da depressão retirando todas as amarras e todas as formas de manifestação da angústia. Cure, Senhor, onde esse mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças dolorosas, os traumas, ressentimentos e as marcas negativas.

As adversidades vêm, mas você experimenta a intervenção do Senhor. O verso 27 de Mateus 14 diz o seguinte: “Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu; não temais”.