Estou tendo herpes todo mês?

Perguntado por: amendes9 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

De acordo com Juliana, as crises recorrentes podem ser tratadas por um período de cerca de seis meses. O tratamento pode ser feito com medicações antivirais e outras que atuam aliviando os sintomas da infecção. Também é possível recorrer à lisina, um aminoácido que ajuda a prevenir novas crises de herpes.

Por não ter cura, o herpes pode voltar com frequência
“O indivíduo fica sem produzir nenhum sinal ou sintoma até que ocorra alguma alteração capaz de ativá-lo novamente, como queda de imunidade, estresse, exposição prolongada ao sol, infecções ou trauma local”.

Tratamento do Herpes simples de repetição
Os pacientes com herpes de repetição podem se beneficiar do uso contínuo de medicamentos antivirais, como Aciclovir e Valaciclovir, prescrito pelo Ginecologista ou Urologista.

Agitação, confusão, tremor, ataxia, disartria, alucinações, sintomas psicóticos, convulsões, sonolência, encefalopatia e coma. Estas reações são reversíveis, e geralmente relatadas por pacientes com distúrbios renais, ou com outros fatores predisponentes; Hepatite, icterícia; Insuficiência renal aguda, dor renal.

O medicamento costuma ter sua dosagem variável de acordo com a gravidade da herpes, porém, comumente é indicado um comprimido de Aciclovir cinco vezes ao dia, entre intervalos de 4 horas. Ele deve ser consumido pelo tempo de cinco dias, porém, pode ser estendido conforme a intensidade do problema.

QUAIS SÃO OS FATORES QUE PODEM DESENCADEAR O HERPES? Diversos fatores são frequentemente associados à reativação do herpes simples, como trauma local, exposição solar, febre, infecções do trato respiratório superior, período pré-menstrual, procedimentos dermatológicos e estresse psicológico.

Existe o uso da medicação lisina, que é um aminoácido que previne ter crises de recidivas do herpes. Esse tratamento deve ser feito por aproximadamente 3 meses, usando 1 ou 2 comprimidos de lisina ao dia, sempre seguindo a orientação do seu médico”, esclarece a especialista.

A lisina é um aminoácido essencial encontrado em alimentos ou suplementos que pode auxiliar no tratamento e, principalmente, na prevenção das crises de herpes. Quando ingerida, Ela inibe indiretamente a replicação do vírus HSV-1, causador do herpes labial.

A administração prolongada ou repetida de aciclovir em pacientes seriamente imunocomprometidos pode resultar na seleção de cepas de vírus com sensibilidade reduzida, que podem não responder ao tratamento contínuo com aciclovir. Eventos adversos podem variar sua incidência dependendo da indicação.

Em alguns pacientes, podem ocorrer reinfecções em regime de doses totais diárias de 800 mg de aciclovir. O tratamento deve ser interrompido periodicamente, em intervalos de seis a doze meses, a fim de que se possa avaliar o progresso obtido na história natural da doença.

Isto porque esse medicamento atua bloqueando os mecanismos de multiplicação desses vírus.

Não existe cura para a herpes genital, mas a infecção pode ser controlada. O tratamento com antivirais serve para acelerar a cura das lesões, bem como aliviar os sintomas, impedir complicações e reduzir o risco de transmissão para outros. Os medicamentos comumente utilizados são: Aciclovir, Famciclovir e Valaciclovir.

Cuidados durante a infecção
Além disso, deve-se evitar falar muito próximo de outras pessoas, para que as gotículas de saliva não entrem em contato com alguém, e lavar sempre as mãos adequadamente após tocar nas feridas.

O herpes labial não tem cura, uma vez que o vírus fica em estado de latência e pode ser reativado a qualquer momento. Contudo, os tratamentos ajudam a minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente com o diagnóstico.

Recorrências do herpes genital
Na maioria dos pacientes, a infecção ressurge de tempos em tempos, em alguns casos, mais de uma vez por ano. 90% dos pacientes apresentam a primeira recorrência em um intervalo de 18 meses após a infecção primária. Alguns podem ter mais de 10 recorrências no intervalo de um ano.