Em que situação pode recitar uma Parlenda?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

A situação na qual a parlenda é mais aplicada consiste no ambiente escolar, auxiliando na alfabetização das crianças de uma forma lúdica e divertida, facilitando o trabalho diário dos educadores e profissionais de recreação escolar.

Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Entretanto, o que a diferencia é o seu caráter lúdico, importante para entreter e aguçar a imaginação das crianças.

Parlenda na educação infantil
É por isso que as parlendas também estão muito presentes no ambiente escolar. A parlenda auxilia na aprendizagem, pois estimula o jogo com as palavras, a exploração do ritmo, o reconhecimento dos padrões das rimas e a ampliação do repertório léxico.

Mostre os livros das parlendas conhecidas pelo grupo que você vai ler. Exponha também as ilustrações que representam e antecipam a parlenda escolhida por você. Permita que as crianças elejam qual parlenda será lida primeiro. A partir das imagens, pergunte às crianças, se elas se lembram do que trata a parlenda.

Finalidade da aula: Recitar parlendas junto com o(a) professor(a) com ênfase e ritmo (fluência leitora), favorecendo a memorização que possibilita a realização de leitura de ajuste e a formação de um repertório de palavras.

Competência(s): Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

As parlendas são versos ritmados e de fácil memorização, em sua maioria com temáticas infantis. Derivada do verbo “parlare”, que significa “conversar”, as parlendas proporcionam aos alunos momentos de interação e brincadeiras, aprimorando a sua fala através da récita dos seus versos.

Dentre essas experiências, podemos pensar que a parlenda, além de ser importante objeto da cultura brasileira, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e também é parte da cultura escrita quando as encontramos nos livros ou as registramos para as crianças.

As parlendas são combinações de palavras com temática infantil, que fazem parte do folclore brasileiro. Passadas de geração em geração, as parlendas são rimas usadas como brincadeira pelas crianças. Elas costumam ser rimadas e têm ritmo e métrica quando recitadas.

Um exemplo clássico é a parlenda "Um, dois, feijão com arroz; três, quatro, feijão no prato; cinco, seis, fala inglês; sete, oito, comer biscoito; nove, dez, comer pastéis". Esta parlenda é utilizada para ensinar as crianças a contar, utilizando elementos do cotidiano para facilitar a compreensão.