É verdade que se dormir muito o bebê cresce muito?

Perguntado por: orodrigues4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

Quem nunca ouviu aquela famigerada frase quando pequeno: ˜Vai dormir, senão não vai crescer!" Pois é, os cientistas mais renomados na área de neurologia confirmaram esta tese: os bebês e as crianças crescem depois de uma noite de sono.

O sono e o cansaço na gravidez geralmente são sinais de que o seu corpo precisa de repouso. Por isso, nos primeiros meses, é importante diminuir o ritmo e respeitar os seus limites, descansando e dormindo sempre que for necessário.

Em pessoas saudáveis, a liberação do GH costuma ocorrer na fase de sono profundo, então ter um descanso noturno bem regulado é de extrema importância para que uma criança cresça de forma saudável, assim como praticar atividades físicas com frequência, para que haja a liberação adequada do hormônio do crescimento.

Ajude-os a dormir.
Afinal, de acordo com um estudo publicado no European Respiratory Journal, a liberação do hormônio do crescimento aumenta bastante durante o sono, especialmente à noite. Mesmo que eles acordem mais à noite, o que também pode modificar um pouco a rotina de sono dos adultos, é por um ótimo motivo.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

O tempo de sono é tão importante quanto a qualidade. Para dormir melhor durante a gravidez é preciso ter, ao menos, oito horas de sono por noite. Esse é o tempo indicado para que o corpo possa trabalhar na restauração das funções, gerando sensação de descanso no dia seguinte.

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

Primeiramente, porque a produção da melatonina, o hormônio do sono, só acontece quando estamos em um ambiente escuro. Isso sem contar que a melatonina precisa ser segregada nas doses certas e nos horários certos para que cumpra sua função de auxiliar em outros processos metabólicos.

“Dormir bem também ajuda na memória e capacidade de concentração”, explica o médico. Outra característica do sono adequado é a produção do hormônio de crescimento, chamado pela sigla em inglês de GH (“growth hormone”). A maior produção do GH é sempre à noite, das 21 às 4 horas da manhã.

À medida que os bebês vão crescendo até a idade pré-escolar, eles precisam de menos sono, cerca de 10 a 14 horas em um período de 24 horas.

Não há nada realmente comprovado, mas o pico do hormônio do crescimento se dá das 21h até as 03 horas da manhã. Então, presume -se que tenha influência sim. Sim, crianças que seguem os horários dos adultos e dormem pouco correm o risco de ter sérios problemas de crescimento e desenvolvimento.

“Várias alterações podem atrapalhar o crescimento de uma criança. Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica.