É verdade que o noivo não pode ver a noiva antes do casamento?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

No Brasil, ainda existe algum receio em quebrar a superstição de que o noivo não pode ver a noiva antes do casamento, pois daria azar, mas alguns casais, que gostam de inovar, já estão apostando nessa tendência. O momento é realmente muito especial para os noivos.

Existe a crença de que o noivo não pode ver a noiva vestida, antes do casamento. Se isso acontecer, atrairá má sorte para a união. Essa crença iniciou-se há muito tempo atrás, na época em que os casamentos eram arranjados pelos pais, com intenções de manter-se a tradição familiar. Os noivos se casavam sem se conhecer.

Havia a preocupação de que o noivo, ao ver a pretendente antes, pudesse não achá-la atraente e cancelasse o casamento. Então, para não arriscar a reputação da família, nasceu a tradição de que o casal não se visse até a cerimônia. O véu também entra em jogo aqui, explicam os fotógrafos.

Superstições a parte creio que este costume se tornou tradição pelo suspense envolvido neste momento, a surpresa, não por dar azar. E todo mundo conhece o ditado de que o noivo não pode ver o vestido da noiva antes do casamento, porque dá azar.

Se tem uma coisa que todo mundo já deve ter ouvido, é que se o noivo ver o vestido da noiva antes do casamento trará má sorte a união.

Traduzindo de forma literal, “first look” seria “à primeira vista”, ou seja, o exato momento em que os noivos se veem pela primeira vez no dia do casamento. First look também é o nome dado ao ensaio fotográfico que registra esse momento, que não acontece, necessariamente, no altar.

Se sim, a mulher pode usar o anel de noivado, enquanto o homem não usa nada até a data do casamento. Os dois também podem usar alianças sem anel de noivado.

Hoje, o receio da tentativa de fuga já não existe, porém o tempo modificou a tradição e a adaptou e daí dizemos que "O noivo não pode ver a noiva COM SEU VESTIDO antes do casamento porque dá azar".

Os mais tradicionais dizem que o noivado deve durar muitos anos, outros dizem que devem durar no máximo 2 anos, e tem os que afirmam que esse período deve durar o tempo dos preparativos da casa e do casamento, o que pode ser meses ou anos. A verdade é que não há uma regra para o tempo de duração!

Pois bem, alguns acreditam que a noiva seja responsável pela locação do vestido, mas muitas vezes é a mãe da daminha que arca com esta despesa. Entretanto, cabe a noiva entrar em consenso com a mãe da dama-de-honra e escolher a melhor saída.

Segundo a tradição os noivos ficam responsáveis pelos gastos envolvendo as roupas e os detalhes do look das daminhas e pajens. No entanto, isso não é uma regra e, dependendo da proximidade dos noivos com os pais das crianças, isso pode ser conversado.

Noiva e Noivo podem arcar com:
O vestido de noiva e o traje do noivo completos. Os trajes das damas e pajens. Os custos do sacerdote e taxas do casamento civil. As alianças.

A tradição surgiu no Oriente, com o objetivo de evitar que a noiva tivesse contato com qualquer tipo de energia negativa ao iniciar a vida de casada. Ao carregar a noiva, o noivo impedia que a esposa fosse atingida por espíritos ruins, que ficavam à espreita na porta do quarto nupcial.

Ainda que inusitada, a tendência noiva espera noivo no altar está em alta entre e garante uma união moderna e romântica. A principal mudança está na ordem de entrada do casal na cerimônia. Ao chegar primeiro, a noiva transfere todas as expectativas dos convidados para a reação que o noivo terá ao vê-la no altar.

O branco começou a ser visto e adorado pelas mulheres em 1840, assim que a Rainha Vitória se casou com um vestido inteiramente branco com o príncipe Albert, na Inglaterra. Como ela era uma mulher de muita referência na época, as noivas se inspiraram em seu vestido e a partir daí, aderiram a cor branca.