Pode dar falso negativo com 15 dias de atraso?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Os exames mais modernos conseguem detectar aumento do Beta hCG com apenas 1 dia de atraso menstrual. Porém, para diminuir o risco de falso negativo, indicamos a realização do exame no mínimo com uma semana de atraso na menstruação.

Com pelo menos 1 dia de atraso na menstruação, ou seja, cerca de 15 dias após a ovulação, é um prazo mais garantido para fazer o teste de gravidez e ter um resultado confiável.

Quando um teste de gravidez negativo acontece mesmo com 10 dias de atraso um médico deve ser consultado, pois, há necessidade de saber o que está havendo com aquele ciclo.

Sim, é possível uma mulher estar grávida e o resultado ser negativo. Uma das principais razões para que isso aconteça é quando o teste é feito muito antes do atraso da menstruação. Nesse caso, os níveis de hCG ainda não estão altos o suficiente para serem detectados.

O teste de gravidez de farmácia, apesar de ser seguro, pode dar como resultado o chamado falso negativo, se feito muito cedo. Por isso, se deu negativo, porém a sua desconfiança não passou, vale refazer o teste uma semana depois. Se der negativo mais uma vez, então muito provavelmente você não está grávida.

Você pode estar se perguntando: posso confiar no resultado do teste de gravidez negativo? Às vezes é possível obter um falso negativo no seu teste de gravidez, o que significa que você está grávida, embora o teste diga o contrário. Por outro lado, sua menstruação pode atrasar sem que você esteja grávida.

A partir de que momento posso fazer o teste de gravidez? Quem tem ciclos regulares pode fazer o teste de gravidez após 5 a 7 dias de atraso.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

Amato recomenda realizar o teste de farmácia a partir de quatro dias de atraso menstrual e, em caso de resultado negativo e ausência de menstruação, repetir o teste após mais quatro dias. Os testes de laboratório, por outro lado, são quantitativos e podem ser realizados uma semana após a relação sexual desprotegida.

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame.

Até quando o atraso na menstruação é normal? O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias).

A recomendação é esperar até o primeiro dia de atraso da menstruação, ou pelo menos 21 dias após fazer sexo sem proteção, para fazer um teste. Embora pareça insuportável, essa espera é necessária para que o corpo produza hCG em nível suficiente para ser detectado pelo teste. Assim você obtém um resultado mais preciso.

O exame de sangue consegue detectar a gravidez já nos primeiros dias, enquanto o teste de farmácia pode demorar um pouco mais para apresentar o resultado correto (3 semanas de gravidez, aproximadamente).

Como evitar um falso negativo? A melhor forma de se evitar um falso negativo é não fazendo o teste muito cedo. Esperar os níveis hormonais aumentarem é com certeza a forma mais fácil de se evitar um resultado deste tipo.