É normal ficar inchada depois da pílula do dia seguinte?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

"Usada repetidamente, a pílula pode tornar o ciclo menstrual irregular, pode causar inchaços, ganho de peso e náuseas. Deve-se evitar o uso rotineiro, pois a eficácia diminui com a repetição", diz.

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas menstruais, cansaço, tontura, irritabilidade e maior sensibilidade nas mamas. Esses sintomas também podem durar ao longo do mês em que o contraceptivo foi usado.

Os principais efeitos são náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, retenção de líquidos e cansaço. Se houver vômitos ou diarreia até 2 horas após a ingestão da pílula, importante falar com o médico pois a absorção da mesma pode ter sido comprometida. Os efeitos colaterais podem durar de 2 a 3 dias.

Como a pílula do dia seguinte age? Ela atua antes que a gravidez ocorra. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo. Agora, se a fecundação já tiver ocorrido, irá provocar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado.

Após 72 horas da relação sexual, seu efeito já deixa de ser satisfatório. Nesse contraceptivo de emergência, a base é a progesterona, que, em doses altas, pode inibir a ovulação. Como sua dose hormonal é elevada, a pílula do dia seguinte não deve ser considerada substituto da pílula anticoncepcional convencional.

O que pode acontecer, Pâmela, é que algumas mulheres têm um sangramento quando o embrião se implanta no útero. Ele pode ser bem discreto ou vir em maior volume, sendo confundido com a menstruação. Então, caso a pílula não tenha funcionado e você tenha engravidado, o sangue que desceu pode ter sido pela implantação.

6. A pílula funciona durante o período fértil? O medicamento é capaz de impedir a gravidez seja qual for o período do ciclo que a mulher esteja. Entretanto, as chances podem ser um pouco menores durante o período fértil caso a ovulação tenha ocorrido antes de tomar o comprimido.

Estima-se que de 0,6 a 2,6% das mulheres que tomam a pílula do dia seguinte após fazer sexo sem proteção ainda engravidam.

Como e quando tomar a pílula
O máximo recomendado é 72 horas, ou 3 dias. O que acontece é que a eficácia da pílula diminui com o passar do tempo. Por isso, se tomada no 4º ou no 5º dia depois da relação, não diminui o risco de gravidez. É possível tomar a pílula com água, ou junto com alimentos.

Pílula anticoncepcional
A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

É NORMAL ISSO ACONTECER? normal é a menstruação descer depois de 3 a 5 dias.