É seguro visitar Hiroshima?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 8 votos

Geralmente, não é totalmente seguro nem muito perigoso andar pelas ruas de Hiroshima. No entanto, certifique-se de ter um seguro saúde de viagem adequado para cobrir os custos de qualquer tratamento médico, caso seja necessário.

Dois dias

Dois dias são suficientes para conhecer o básico de Hiroshima e a bela ilha sagrada de Miyajima. Para otimizar o roteiro dê preferência por chegar de manhã cedo em Hirohima, saindo bem cedinho de Osaka ou Kyoto, para aproveitar bem o dia.

Os perigos radioativos permanecem até hoje, porém Hiroshima foi reconstruída e se tornou uma das cidades mais lindas e modernas do Japão, além de ser tida como exemplo de superação pelos japoneses, assim como a cidade de Nagasaki.

Em Hiroshima e Nagasaki, as bombas explodiram no ar, a mais de 500 metros acima do solo. Isso significa que o material radioativo se dissipou no ar, reduzindo as partículas tóxicas no solo.

Cerca de 263 mil pessoas viviam em Nagasaki. Com o ataque nuclear, a bomba enviada pelos Estados Unidos atingiu entre 39 mil e 80 mil pessoas. Hoje, a cidade tem cerca de 450 mil habitantes. Em Hiroshima, 350 mil pessoas habitavam a cidade antes do ataque.

Como se deu a reconstrução de Hiroshima e Nagasaki? A forma como estão as cidades de Hiroshima e Nagasaki hoje se deve a um esforço nacional japonês que se baseou não apenas na reconstrução do que foi destruído, mas também em um trabalho de valorização da paz.

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.

A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

Por causa das larvas e do cheiro terrível, os corpos tiveram que ser cremados imediatamente. Eles foram empilhados na piscina da faculdade e cremados com restos de madeira". "Era impossível saber quem eram essas pessoas. Eles não morreram como seres humanos".

Tsar Bomb

Intitulada de Tsar Bomb ou RDS 220, esta ogiva nuclear foi desenvolvida pela União Soviética (URSS) e testada oficialmente em 30 de outubro de 1961. Seu potencial explosivo correspondia a 57 megatons (equivalente a 57 milhões de toneladas de TNT), sendo, portanto, a bomba atômica mais destrutiva já criada.

A quantidade de material radioativo
A bomba de Hiroshima continha 64 kg de urânio enriquecido, dos quais apenas 1 kg foi fissionado. Em outras palavras, esse quilo de urânio foi o que realmente emitiu material radioativo.

Usina de Fukushima

1) Usina de Fukushima, Japão
Porém, o acidente é consequência do momento em que a usina foi atingida por um enorme tsunami decorrente de um maremoto.

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.