Quem limpou Chernobyl?

Perguntado por: upacheco4 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 4 votos

Foram bombeiros, militares, operários e voluntários que se encarregaram de apagar os incêndios e construir o sarcófago, estrutura desenhada para conter a radiação liberada durante o acidente nuclear de Chernobil.

Assim que o sarcófago for desconstruído, será preciso limpar o lixo radioativo que ainda permanece no reator nº 4. O processo envolverá a aspiração de partículas radioativas e a limpeza da mistura de "lava" que se formou quando os soviéticos despejaram areia, chumbo e boro no reator ainda em chamas.

Conta-se que os três "mergulhadores" morreram de doença da radiação como consequência. Mas todos, na verdade, sobreviveram. O líder da manobra, Borys Baranov, morreu em 2005.

Embora o solo ainda seja improdutivo no local – e os cálculos estimam que a área só se torne habitável por humanos novamente daqui a 24.000 anos –, animais selvagens estão prosperando e aproveitando a natureza sem precisarem se preocupar com a interferência humana.

Alexai Ananenko foi mergulhador voluntário nas ações que impediram a explosão do segundo reator da usina em 1986. Um cidadão ucraniano considerado herói no desastre nuclear em Chernobyl se tornou refugiado após a invasão russa à Ucrânia.

No caso das plantas presentes na zona de exclusão de Chernobyl, elas criaram formas de proteger o próprio DNA da radiação. Elas alteram o próprio funcionamento químico para se tornarem mais resistentes e consertarem o dano causado.

"Cães que vivem em Chernobyl são geneticamente distintos daqueles de fora da região", certifica o estudo. A diferenciação dos animais é fruto da exposição à radiação ionizante de baixa dose em longa duração. No local, foram encontrados descendentes de cães que viviam na região da usina há 15 gerações atrás.

Eles eram os engenheiros Alexei Ananenko e Valeri Bezpalov, e o supervisor de turno Boris Baranov, que entrou na água contaminada escura, encontrou uma válvula de escape, drenou uma poça de água e evitou outra explosão.

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos.

A explosão de um dos reatores da Usina Nuclear de Chernobyl em 1986, na Ucrânia, liberou cerca de 27 kg de césio-137 à atmosfera. O material radioativo se espalhou para diversos países da região, afetando a qualidade das águas, dos solos e a saúde da população.

Rescaldo do acidente na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Na madrugada de sábado, 26 de Abril de 1986, Lyudmyla Panasetska sentiu um tremor de terra. Pode-se ouvir o barulho das louças em cima da mesa chocando-se umas contra as outras, sinalizando o tremor repentino.

Usina de Fukushima

1) Usina de Fukushima, Japão
Porém, o acidente é consequência do momento em que a usina foi atingida por um enorme tsunami decorrente de um maremoto.

Atualmente, Chernobyl não conta com uma estrutura adequada e segura para oferecer uma boa qualidade de vida para moradores. Nem mesmo fazer uma horta no quintal de casa pode ser considerado uma prática segura.