É saudável cozinhar na airfryer?

Perguntado por: isilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Mas, afinal, usar a air fryer para preparar um alimento é de fato saudável? De acordo com a nutricionista Priscilla Primi, colunista do GLOBO e mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), sim.

Desvantagens da air fryer

  1. Capacidade limitada. A air fryer não tem a capacidade, por exemplo, de um forno tradicional, ou de um forno micro-ondas grande, ou de uma caçarola grande. ...
  2. Receitas.

Ao utilizar a fritadeira de ar, você para de consumir alimentos que utilizam óleo em seu preparo e reduz o excesso de gordura, contribuindo para a redução das calorias na dieta e evitando o aumento do colesterol ruim no organismo. Então na dúvida, já sabe: a airfryer é a opção mais saudável a ser seguida.

Os 7 alimentos que você nunca deve cozinhar na air fryer, segundo especialistas

  • As air fryers ganharam o coração dos amantes de cozinha. Elas prometem fritar alimentos usando ar quente ao invés do óleo. ...
  • Pipoca. ...
  • Macarrão e molho. ...
  • Torradas. ...
  • Arroz. ...
  • Verduras secas. ...
  • Queijo. ...
  • Frango inteiro.

Quando o alimento muda de tom, ficando mais marrom e crocante, provavelmente há produção de acrilamida. É o caso das batatas fritas e do pão na chapa, por exemplo. Para evitar a acrilamida, basta não torrar demais os alimentos.

Desvendando o mito de que a air fryer é uma vilã energética. A Air Fryer é um eletrodoméstico de cozinha que oferece uma forma mais saudável de preparar alimentos fritos, porém, muitos dizem que a air fryer gasta muita energia. O que é um mito. Ela contribui para a economia de energia.

Também é preciso moderação no uso da air fryer para evitar o excesso de consumo de acrilamida, composto químico tóxico que é formado em alimentos ricos em amido (batata e pães, por exemplo) quando cozidos, torrados, grelhados ou fritos em altas temperaturas (acima de 120°C).

Confira as vantagens e desvantagens da air fryer – para você decidir se esse relacionamento vale a pena (ou não).

  • Alimentos menos gordurosos. É fato que alimentos preparados na air fryer têm menos gordura. ...
  • Segurança. ...
  • Menos compostos perigosos. ...
  • Praticidade. ...
  • Solte a criatividade. ...
  • Cuidado com os ultraprocessados.

O consumo energético da air fryer é maior que o do micro-ondas. Porém, em geral, ela tem uma potência maior, otimizando seu uso e garantindo um tempo reduzido para o preparo das receitas”, explica a executiva da Philco.

Assim como no caso da airfryer, não há evidências científicas de que o uso do micro-ondas seja o responsável por oferecer novos riscos à saúde. Portanto, tanto o micro-ondas quanto a airfryer são eletrodomésticos que podem ser utilizados no dia a dia para a preparação dos alimentos.

Ao usar a Airfryer, muitos se questionam sobre a possibilidade de abrir o aparelho enquanto ele está ligado na tomada e em funcionamento. Na realidade, abrir a Airfryer durante sua operação é completamente seguro.

Jamais coloque água para aquecer dentro da Airfryer. O contato da água com o ar quente fará a água se espalhar, gerando vapor que pode queimar seu aparelho.

Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.

É mesmo mais saudável fritar na airfryer? Bem, tudo depende do que puser lá para dentro. Mas, seja o que for, as nossas nutricionistas concordam: é sempre mais saudável do que a fritura tradicional. “A fritura tradicional consiste numa imersão total do alimento em gordura.

Diversos estudos associaram a acrilamida ao possível desenvolvimento de câncer, como é o caso da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência de Normas Alimentares da Grã-Bretanha (FSA, em inglês). Por enquanto, não há uma quantidade limite de consumo estipulada pelos órgãos.