É preciso ter pós para fazer mestrado?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Não. Para ingressar em um mestrado são exigidos algumas qualificações, mas ter feito uma pós-graduação não é um requisito, afinal, o mestrado já é uma modalidade de pós-graduação. Posso fazer mestrado em qualquer área? Nada impede que você faça seu mestrado em uma área diferente da sua graduação.

Seja profissional ou acadêmico, existem alguns requisitos necessários para cursar um mestrado, o primeiro deles é ter ensino superior completo. Outra condição exigida é ter fluência em uma língua estrangeira. Há programas no Brasil que exigem um idioma específico, em geral é o inglês.

O primeiro enfatiza estudos e técnicas voltadas ao alto nível de qualificação profissional, enquanto o segundo é voltado à pesquisa acadêmica e à docência. Os alunos que cursam o mestrado podem dar sequência ao estudo no doutorado, quando têm por objetivo a docência ou a pesquisa.

Sim, é possível ingressar em uma formação stricto sensu em uma área que não é mesma da sua graduação. Realizar mestrado ou doutorado em uma área diferente, além de ser uma oportunidade de adquirir conhecimentos complementares, também pode ser um diferencial para a carreira.

Geralmente, os cursos de mestrado têm duração de dois anos (após a obtenção de um bacharelado). Todos os programas de mestrado envolvem cursos e exames e, dependendo da área, um estágio ou outra experiência aplicada – por exemplo, é requerida prática de campo quando se faz um mestrado em psicologia.

Cursar um mestrado é desafiador por si só. São muitas noites de sono perdidas, longas horas refletindo sobre o objeto de estudo, a melhor abordagem para escrever sobre um tema determinado. Mas tudo fica mais difícil quando expectativas são criadas e medidas por uma régua ilusória.

Entre as opções de instituições que te proporcionam o mestrado gratuito estão a Capes (sigla para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.) É uma fomentadora governamental da pós graduação gratuita exclusivamente para stricto sensu.

Isso significa que pessoas que possuam apenas a graduação são bacharéis ou licenciados — de acordo com a modalidade de seu curso. Outro nível de titularização acadêmica é o de mestre — para quem faz mestrado.

O valor médio mensal de um curso de mestrado em uma faculdade privada está entre R$ 3.000 a R$ 5.000. Já nas faculdades públicas, o ensino é gratuito. A mensalidade de um mestrado pode variar de acordo com alguns fatores. Por exemplo, a área escolhida pode fazer com que esse valor seja maior ou menor.

O mestrado profissional é uma boa escolha para quem quer mais flexibilidade de horários do que a permitida pelo mestrado acadêmico — mas deseja mais profundidade e diversidade de temas de estudo do que os possíveis num MBA. “Ele traz o melhor dos dois mundos”, diz Souto.

De acordo com Bernadette, cursos acadêmicos como mestrado e doutorado exigem o conhecimento do inglês para que o aluno possa estar em dia com os avanços da ciência. “Para os cursos de especialização e profissionalizantes o inglês pode ser menos importante, mas mesmo assim não deve ser deixado de lado”, acrescenta.

Um mestrado com duração de apenas 1 ano dificilmente será reconhecido por uma instituição de ensino superior brasileira.