Pode fazer o TCC sozinho?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

É muito melhor tentar escrever seu TCC sozinho, ou então, se precisa de uma boa ajuda para facilitar as coisas, faça um curso passo a passo de TCC, que é um ótimo orientador online 24h. O valor do curso é o que mais incentiva!

4 – O TCC pode ser feito em grupo ou individual? Resposta: Poderá ser desenvolvido individualmente, sob forma de monografia, ou em grupos de no máximo 3 (três) alunos, na forma de artigo científico. 5 – Tem que ser artigo? Resposta: Não.

Sim, é possível terminar o TCC em uma semana.
Em média, um aluno gasta de 60 a 70 horas para finalizar uma monografia. Isso se ele já souber como fazer o trabalho e conhecer bem a Metodologia. Caso contrário, ele vai demorar muito mais do que 70 horas.

A reprovação do Trabalho de Conclusão de Curso
Não existe nenhuma pena mortal para quem é reprovado no TCC. Tudo o que você precisa fazer é tentar de novo. A banca examinadora vai explicar porque o trabalho não foi aprovado e o que precisa ser melhorado. A partir daí é só recomeçar.

  • 1 - Revisão Bibliográfica (pesquisa teórica) Esta é uma das linhas de pesquisa mais utilizadas, independente de curso na graduação. ...
  • 2 - Pesquisa Empírica (estudo de caso) ...
  • 3 - Artigo Acadêmico. ...
  • 4 - Apresentação de Banner. ...
  • 5 - Fichamento. ...
  • 6 - Outro tipo de documento.

"Além de toda a pressão em cima da entrega do TCC, a parte mais difícil é você conciliar seu tempo entre elaboração do trabalho, estudo para as aulas da grade curricular, família, amigos, esposa ou namorada.

40 páginas

O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica. Para isso, faça buscas de obras (artigos, livros, monografias etc.)

O TCC fica muito difícil quando não se aproveitam as ferramentas disponíveis. Também quando não há um passo a passo adequado. Ou ainda quando os professores dificultam e não explicam como fazer um TCC rápido, fácil e com qualidade. Pois sim, é possível fazer um TCC Fácil.

O que reprova é a ausência, somada aos demais fatores de um trabalho mal feito. Muitos estudantes reprovam no TCC porque não levam a sério essa etapa decisiva do curso. A falta de dedicação e a preguiça fazem com que eles adiem ao máximo a elaboração do trabalho.

Talvez você não saiba, mas comprar TCC pronto ou pagar para alguém fazê-lo é ilegal. As consequências disso podem ser maiores do que a reprovação na faculdade.

Como a banca sabe quando um TCC é comprado? É muito importante saber que, primeiro, os professores que fazem parte de seu colegiado, acompanham seu progresso desde o início. E segundo, eles conhecem bem seu estilo de escrita e a partir dos trabalhos que você já fez, podem discernir seus padrões.

Por parâmetro, um TCC contendo 40 páginas possuindo um período equivalente a 2 meses, possui um preço a partir de R$ 693,00. Quantas páginas são suficientes para um TCC? Um TCC pronto pode variar em tamanho, pois cada pesquisa possui o seu nível de complexidade.

Art. 11º - A aprovação na disciplina TCC I exigirá freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), apresentação e argüição do projeto pelos membros da Comissão de TCC, e nota (média) mínima 7,0 (sete) numa escala de O (zero) a 10,0 (dez).

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado.

Perguntas frequentes feitas pela banca de TCC

  • Perguntas relacionadas ao título.
  • Perguntas sobre as referências.
  • Questionamentos sobre a metodologia escolhida.
  • Perguntas sobre o capítulo de resultados.
  • Perguntas em relação a conclusão.
  • Concluindo.
  • Referencias.

Checklist para uma introdução de TCC

  1. Tema bem delimitado.
  2. Texto breve.
  3. Problemática da pesquisa.
  4. Relevância do tema e do trabalho.
  5. Objetivos geral e específico.
  6. Metodologia da pesquisa.
  7. Estrutura dos capítulos.