Tem TCC todo semestre?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quando é feito o TCC? Geralmente, o TCC é desenvolvido e apresentado no último ano do curso ou então no último semestre. Dependendo do curso e da instituição, esse trabalho começa a ser feito até mesmo antes, sendo chamado de “pré-projeto de TCC”.

Na maioria das vezes, o TCC deve ser feito no último semestre da formação e, inclusive, possui uma disciplina específica para seu desenvolvimento.

O TCC normalmente é desenvolvido e apresentado no último ano ou semestre do curso e todo aluno deve ser aprovado no TCC para que se forme. De certa forma, o TCC é como se fosse mais uma das disciplinas que todo aluno deve participar e ser aprovado para que possa obter o certificado de conclusão.

Grande parte dos cursos de graduação exige o TCC como atividade obrigatória para a formatura. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) não determina a apresentação do TCC como requisito para o diploma de nível superior. Essa é, na verdade, uma decisão opcional do planejamento curricular de cada instituição de ensino.

A primeira grande verdade é: Você NÃO tem 6 meses para realizar o TCC. Na prática você tem em torno de 3 a 4 meses para desenvolver o seu trabalho. Pensa comigo, no primeiro mês, em MARÇO (primeiro semestre) ou AGOSTO (segundo semestre) você terá o "ponta-pé inicial" com a sua primeira orientação.

Como citado, depende muito da universidade a decisão de ter ou não um trabalho de conclusão de curso. Mas há alguns cursos que, em certas instituições, não exigem o TCC para cursos EaD. Por isso, ao se inscrever em uma graduação é importante verificar se na faculdade há essa exigência.

Sim, é possível terminar o TCC em uma semana.
Em média, um aluno gasta de 60 a 70 horas para finalizar uma monografia. Isso se ele já souber como fazer o trabalho e conhecer bem a Metodologia. Caso contrário, ele vai demorar muito mais do que 70 horas.

Atrasar a entrega da sua monografia significa ficar mais um período sem poder exercer completamente a sua profissão. Outro problema são os gastos.

Uma vez que um TCC é um trabalho que tem no mínimo 40 a 70 laudas, é possível encontrar valores de R$ 15 até R$ 60, em média, considerando a complexidade, a abordagem, originalidade e ponto de partida.

A dispensa do TCC pode ser solicitada apenas nos cursos de pós graduação, de acordo com a Resolução do Ministério da Educação – CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018 (publicada dia 9 de abril de 2018 no Diário Oficial da União), exceto para os cursos que existem resoluções especificas.

Para as pós-graduações stricto sensu, que abordam os mestrados, doutorados e afins, o TCC continua sendo obrigatório. Agora, para as pós-graduações lato sensu, também conhecidas como especializações, o Trabalho de Conclusão de Curso já não é mais obrigatório.

Em termos de mercado de trabalho e certificação, a dispensa do TCC em nada interfere. Basicamente, a principal consequência reside na impossibilidade de aproveitamento do título de especialista para cômputo de pontos ou atividade jurídica em concurso público, quando a banca exigir pós-graduação com realização de TCC.

Um TCC que foge do tema pode ser motivo de reprovação, principalmente se a banca for rigorosa e exigente. O aluno não pode fazer um TCC da forma que bem entender. Ele precisa seguir um processo e respeitar a normatização.

É possível fazer um TCC em pouco tempo? Podemos dizer que essa resposta pode variar de pessoa para pessoa, porém o prazo mais comum são 6 meses e para o Projeto e para o TCC.

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado.