É preciso de visto para entrar em Portugal?

Perguntado por: tmendes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Se você pretende vir a Portugal apenas para turismo, não é preciso solicitar um visto. Os turistas podem entrar e permanecer no país por até 90 dias, e também é possível pedir a prorrogação do visto de turista.

Para fazer escala aeroportuária num ou mais aeroportos de um país do Espaço Schengen, precisam sempre de visto os cidadãos nacionais dos seguintes países: Afeganistão, Bangladeche, República Democrática do Congo, Eritreia, Etiópia, Gana, Irão, Iraque, Nigéria, Paquistão, Somália e Sri Lanca.

ANDORRA; ANTIGA REPÚBLICA JUGOSLAVA DA MACEDÓNIA1; ANTÍGUA E BARBUDA; ARGENTINA; AUSTRÁLIA; BAAMAS; BARBADOS; BRASIL; BRUNEI DARUSSALAM; CANADÁ; CHILE; COLÔMBIA; COREIA DO SUL; COSTA RICA; CROÁCIA; ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA; GEORGIA (portadores de passaporte biométrico); GUATEMALA; HONDURAS; ISRAEL; JAPÃO; MALÁSIA; ...

O pedido do visto deve ser feito no site da VFS Global. Nele, você também pode acessar a lista dos documentos exigidos para visto D7. Se você é aposentado e tem o desejo de morar em Portugal, conheça o nosso Ebook Morar em Portugal aposentado, que contém informações detalhadas sobre todo o planejamento da mudança.

No fim das contas, você precisará, em média, de uns 100 euros por dia para poder curtir tudo com tranquilidade. Mas como levar esse dinheiro? Nossa recomendação é sempre levar um valor em espécie (dinheiro vivo), em torno de 500 a 1000 euros por pessoa, para economizar no IOF e pagar pequenos gastos do dia a dia.

Ou seja, mesmo que a lei diga que você pode ficar até 180 dias no Reino Unido ou 90 dias em Portugal, isso não quer dizer que o funcionário da imigração vá te deixar passar sem implicar com isso. E essa situação pode ficar ainda mais complicada no caso de quem já vai pensando em exceder o tempo limite.

Portanto, a partir de 2024, vai ser exigido contrar com uma a autorização no ETIAS para viagem de brasileiros para Portugal. Em certos casos, ainda pode haver solicitação de informações ou documentos adicionais, tais como: Justificativa do objetivo da viagem para o fiscal migratório.

Seja para morar, estudar ou trabalhar, é necessário que se tenha o documento. Muitos pensam que se for exercer algumas dessas tarefas mas dentro do tempo de 3 meses o visto não será preciso, porém isso é uma mentira. Portugal exige o visto para qualquer circunstância além do turismo.

A lei não determina um prazo de validade para a carta convite. Mas, como ela é um documento referente a uma viagem, ela será válida pelo mesmo prazo que você permanecer no país.

Tempo de espera para solicitação de visto americano*
São Paulo - 251 dias; Brasília - 154 dias; Rio de Janeiro - 126 dias.

Para entrar em Portugal o viajante brasileiro precisa somente de um teste PCR ou antígeno (para os não portadores do certificado de vacinação europeu). Desde março do ano passado estavam somente autorizadas viagens essenciais e a entrada de cidadãos europeus ou residentes em Portugal.

A lista de 2023 mostra que, pela primeira vez em cinco anos, o Japão perdeu o posto de passaporte mais poderoso do mundo. Agora quem ocupa o primeiro lugar é Singapura, cujo passaporte dá acesso a 192 destinos (de um total de 227) sem a necessidade de visto.

Ter antecedentes criminais pode sim impedir a entrada em Portugal, principalmente se a pessoa for considerada uma ameaça à segurança do país.

Visto para morar em Portugal com as rendas do Brasil (aposentados) O Visto de Rendimentos, também conhecido como D7, é mais uma alternativa para quem tem rendimentos próprios no Brasil e pensa em ter um visto para morar em Portugal.

O salário ideal para viver em Portugal é de aproximadamente € 2,5 mil para um casal. A esse valor somamos custos médios básicos, o aluguel e uma sobra para imprevistos. Caso seu desejo seja morar em cidades como Porto e Lisboa, os valores de moradia e outros custos são mais altos.