Qual a etnia da Sérvia?

Perguntado por: eAvila4 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

E um dos motivos disso é que o país tem várias etnias: 43% são montenegrinos; 32%, sérvios; 14%, eslavos muçulmanos (bósnios); e 6%, albaneses. E os sérvios, na sua maioria, votaram contra a independência.

No século VII, a região foi invadida pelos sérvios, povo eslavo vindo da Galícia (Europa Central). Vassalos do Império Romano do Oriente, os sérvios se diferenciaram dos croatas por sua conversão ao cristianismo bizantino por volta de 875 e pela adoção do alfabeto cirílico.

sérvios

Os sérvios (em sérvio: Срби; romaniz.: Srbi) são um grupo étnico eslavo do sul habitando principalmente a Sérvia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina (e Republika Srpska) e países vizinhos. Há cerca de 6 milhões de sérvios vivendo na Europa meridional, enquanto estima-se um total entre 11 e 13 milhões em todo o mundo.

Existe uma longa e antiga tradição artística na Sérvia, especialmente: teatro, pintura e artesanato. Na música é possível identificar as influências norte-americana e da Europa Ocidental, as quais aparecem principalmente no rock, e também muitas produções características da cultura eslava.

Sérvios tem muitas semelhanças com brasileiros, e uma delas é a paixão pelo futebol. Os sérvios são apaixonados pelo esporte e existe uma rivalidade enorme entre os dois principais times de Belgrado. Em dias de clássico a cidade para e não é muito difícil rolar confusão nos estádios.

1929 - O reino adota o nome de Iugoslávia. 1946 - Sob Josip Broz Tito, a Iugoslávia se torna uma federação composta por seis repúblicas: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia e Montenegro.

Os bósnios (Bosanci, em sérvio, croata e bósnio - no singular, Bosanac; no sérvio cirílico, Босанци no plural e Босанац no singular) são as pessoas que vivem ou vieram da Bósnia e Herzegovina. Na definição moderna, bósnio é todo aquele que tem a cidadania do país.

sérvio

O sérvio (српски, srpski) é o idioma oficial da Sérvia e tem status oficial em Kosovo e na Bósnia e Herzegovina. É também falado em Montenegro, na Croácia e na Macedônia. O sérvio tem dois sistemas de escrita, o cirílico e o latino, e seus falantes os usam de forma intercambiável.

A principal religião lá é a cristã ortodoxa, que predomina desde o Século IX. Os sérvios estão erguendo em Belgrado uma das maiores catedrais do mundo: a Saint Sava, que começou a ser construída 30 anos atrás em homenagem ao fundador da igreja ortodoxa do país. É uma igreja grandiosa, que domina a paisagem de Belgrado.

Servia vem do verbo servir. O mesmo que: auxiliava, ajudava, satisfazia, alimentava, dava, fornecia, substituía.

A bandeira da Sérvia é um dos símbolos nacionais do país. Apresenta as cores pan-eslávicas (vermelho, azul e branco) e o brasão de armas do país.

Geralmente, os Sérvios colocam moedas, nozes, amêndoas, figos secos na palha e todos os presentes para as crianças. A ceia tradicional do dia 6 de janeiro é considerada uma refeição religiosa, onde come-se, geralmente, peixes. A Ceia da Noite de Natal é bem interessante.

Situação de segurança (24/08/2023)
A situação de segurança é estável. Têm-se realizado, recentemente, protestos cívicos que implicam marchas no centro da capital, por norma ao fim-de-semana, até agora sem incidentes. Recomenda-se, de qualquer forma, que grandes ajuntamentos sejam evitados.

É sabido que os eslavos colonizaram a região sob as bandeiras do Império Sérvio e do Reino Sérvio, eventualmente miscigenando-se com as tribos balcânicas locais, até ao ano de 1389 – data em que se iniciou uma grande transformação étnica, religiosa e cultural na região até à atualidade.