Qual a origem do povo sérvio?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Os sérvios (em sérvio: Срби; romaniz.: Srbi) são um grupo étnico eslavo do sul habitando principalmente a Sérvia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina (e Republika Srpska) e países vizinhos. Há cerca de 6 milhões de sérvios vivendo na Europa meridional, enquanto estima-se um total entre 11 e 13 milhões em todo o mundo.

Etimologia da Sérvia
A teoria mais aceita para a origem do nome Sérvia (Srbija, no idioma sérvio) é a de que ele é derivado dos Sorbs, um dos grupos étnicos que compunham os povos eslavos do sul e que viviam onde hoje fica a Alemanha, tendo migrado para a região da península dos Bálcãs entre os séculos VI e VII.

Durante a Primeira Guerra Mundial, teve uma atuação destacada, e a partir de 1918 passou a ser um dos estados integrantes do Reino da Jugoslávia (que se converteu em República Socialista após 1945), tomando o nome de República Socialista Federal da Iugoslávia em 1963. Em 2003, passou-se a denominar Sérvia e Montenegro.

Antes era Iugoslávia, depois passou a ser Sérvia e Montenegro, mas, desde 2006, atende pelo nome de República da Sérvia.

As raízes da moderna Sérvia podem ser traçadas a partir das culturas neolíticas Starcevo e Vinca. Por volta de 1000 a.C. trácios, dácios e ilírios ocupam a área, sendo substituídos pelos gregos, que chegam até a parte sul do país, sendo mais tarde substituídos pelos celtas, romanos e bizantinos.

O atual território da Sérvia fez parte da província romana da Mésia a partir do ano 6 d.C. (apesar de a região da Mésia ter sido conquistada em 29 a.C.). No século VII, a região foi invadida pelos sérvios, povo eslavo vindo da Galícia (Europa Central).

A Sérvia foi ainda um principado autónomo (face ao Império Austríaco) entre 1817 e 1878, um principado independente entre 1878 e 1882 e um reino independente entre 1882 e 1918.

E um dos motivos disso é que o país tem várias etnias: 43% são montenegrinos; 32%, sérvios; 14%, eslavos muçulmanos (bósnios); e 6%, albaneses. E os sérvios, na sua maioria, votaram contra a independência.

sérvio

O sérvio (српски, srpski) é o idioma oficial da Sérvia e tem status oficial em Kosovo e na Bósnia e Herzegovina. É também falado em Montenegro, na Croácia e na Macedônia. O sérvio tem dois sistemas de escrita, o cirílico e o latino, e seus falantes os usam de forma intercambiável.

A principal religião lá é a cristã ortodoxa, que predomina desde o Século IX. Os sérvios estão erguendo em Belgrado uma das maiores catedrais do mundo: a Saint Sava, que começou a ser construída 30 anos atrás em homenagem ao fundador da igreja ortodoxa do país. É uma igreja grandiosa, que domina a paisagem de Belgrado.

No início do século 19, a Península Balcânica estava dividida entre o Império Turco-Otomano - que controlava a Sérvia, a Macedônia, o Kosovo e o Montenegro (ou seja, o sul e o leste) - e o Império Austro-Húngaro, que dominava a Eslovênia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina e a Voivodina (ou seja, o norte e o oeste).