É possível voltar com a ex depois de muito tempo?

Perguntado por: rdias4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Independentemente do motivo, a decisão de voltar com um ex é uma questão complexa que requer reflexão cuidadosa. É preciso avaliar os motivos por trás da vontade de voltar, refletir sobre os motivos da separação e avaliar se ambos mudaram o suficiente para tornar o relacionamento possível novamente.

30 dias geralmente é o necessário, mas cada pessoa é diferente. Algumas conseguem superar a relação com rapidez, enquanto outros demoram muito tempo. Se você acha que ainda não está pronto mesmo após um mês, não há problema nenhum em estender o período da ausência de comunicação.

Mas reconstruir um relacionamento também pode ser uma aventura tentadora - até mesmo um objetivo para algumas pessoas, especialmente quando as histórias de sucesso soam como algo saído de um conto de fadas. Além disso, pesquisas sugerem que o número de casais que se separam e voltam a ficar juntos chega a 50%.

E passado algum tempo, quando já nos sentimos com vontade de fazer novos amigos e capazes de nos apaixonarmos novamente, é normal pensarmos no ex-namorado? A resposta é: sim, é normal pensarmos nele (simplesmente porque partilhámos muitos momentos).

Quando vale a pena voltar para o ex

  1. Há muito mais do que amor. ...
  2. Quando o problema não é maior que o amor. ...
  3. As ações são realmente significativas. ...
  4. Os dois estão comprometidos com a melhoria da relação.

Voltar é seguir na mesma estrada, da mesma forma, com a mesma pessoa e, mesmo assim, desejar chegar em um lugar diferente. Voltar é repetir, voltar é aceitar menos por não entender que se merece mais. Recomeçar é a fé no novo, é ter esperança de que algo melhor ainda possa advir dessa relação.

A psicóloga aponta outros sinais que levam ao término definitivo de um relacionamento: falta de confiança, de respeito e de admiração, além do fim da cumplicidade.

É possível voltar atrás e reconquistar a pessoa amada. Em certos casos, somente o trauma do fim da relação pode fazer com que mudanças aconteçam em um relacionamento. O caminho da volta nem sempre é fácil. Ambas as partes precisam estar dispostas a deixar o orgulho de lado e apostar em um amor que existe entre os dois.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

Por um, um bom e simples motivo para não voltar com o ex é ter em mente que existe no mundo muita gente interessante e que realmente combina com você. Estar aberta a novas e diferentes possibilidades é fundamental para não ficar presa ao passado ou repetir erros que comprometem a autoestima e a felicidade.