É possível usar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 12 votos

Pode ter duas chaves Pix no mesmo número? Não é possível utilizar a mesma chave Pix em bancos diferentes, por isso, só é possível utilizar o número como chave Pix em uma conta.

Sim, é totalmente possível fazer um Pix entre bancos diferentes. Na verdade, essa é uma das principais vantagens desse sistema de pagamento, pois não existe nenhuma restrição sobre as instituições de destino.

Chave Pix aleatória
Como vimos, a chave aleatória é gerada automaticamente pelo sistema Pix, sendo composta por uma sequência de letras e números que a tornam extremamente segura. Essa é a opção que garante mais privacidade de dados, uma vez que não há compartilhamento das informações pessoais do recebedor.

O usuário pode cadastrar múltiplas chaves aleatórias, seja vinculada à mesma conta ou a contas diferentes, desde que no limite de 5 chaves por conta de pessoa física e 20 chaves por conta para pessoa jurídica. Esse é o único tipo de chave do Pix que não permite portabilidade.

Você poderá cadastrar suas chaves Pix em mais de uma conta, porém, devem ser chaves diferentes. Por exemplo, se você cadastrar o endereço de e-mail como chave na conta do Banco do Brasil, não poderá mais utilizar o e-mail em outro banco, já que ele estará vinculado à conta do BB.

Como consultar o Pix? Você deve entrar no Registrato, do Banco Central, e consultar todas as chaves que estão cadastradas em contas com o seu CPF.

Além disso, as despesas pagas com Pix também devem ser declaradas. Por exemplo, caso o pagamento de uma consulta médica, ou de uma consulta odontológica, seja feito por Pix, esse valor deve constar no preenchimento da declaração.

Apesar de ser temporária, a chave aleatória Pix não tem um limite definido. Portanto, ela vai durar tempo indeterminado, até que seja excluída ou a própria conta bancária seja extinta.

As instituições na lanterninha são Banco de Brasília, Zro Pagamentos, Banco Arbi e Credsystem SCD. Entre os grandes bancos, Itaú teve nota mensal A em janeiro e média história 1, mas no último dado não ficou com avaliação máxima em tudo.

Não, a Receita Federal não pode rastrear Pix, uma vez que as movimentações financeiras estão protegidas pela lei de sigilo bancário. Segundo o artigo 5º da Lei Complementar 105/01, a Receita não pode ter acesso aos dados de pagamentos ou recebimentos de empresas, ou pessoas.

Pessoas Físicas poderão cadastrar até cinco chaves Pix por conta bancária, já para Pessoas Jurídicas o limite é maior, 20 chaves Pix por conta. Essas chaves podem ser distribuídas entre outras contas em banco, mas cada chave só poderá ser cadastrada uma única vez.