Como é feito Pix falso?

Perguntado por: zmello2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 6 votos

O cidadão, por meio de e-mails, SMS, WhatsApp, entre outros, recebe links que o instiga a realizar um cadastro falso de uma chave Pix. Ao acessar o link falso e inserir seus dados pessoais, os golpistas os utilizam para diversos tipos de fraudes.

O golpe do Pix ou qualquer outro parecido é crime previsto no Código Penal como fraude eletrônica, com pena que varia de 4 anos a 8 anos e multa. A lista de golpes inclui o sequestro de WhatsApp, a utilização de perfil falso, a simulação de atendimento e o "bug do Pix".

Portanto, a sancionada Lei nº 14.155/2021, trouxe um enfoque de gravidade em relação aos crimes cibernéticos cometidos por meio eletrônico ou pela internet, como o golpe do Pix, este caracterizado sendo crime de fraude eletrônica modalidade qualificada do crime de estelionato (art.

Nessas páginas falsas, são solicitados dados como nome, CPF, conta bancária e outras informações que permitem que os golpistas possam usar o dinheiro da conta de forma indevida. Por isso, é sempre importante se certificar de que você está realmente na página real do seu banco antes de inserir qualquer dado.

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

Não, a Receita Federal não pode rastrear Pix, uma vez que as movimentações financeiras estão protegidas pela lei de sigilo bancário. Segundo o artigo 5º da Lei Complementar 105/01, a Receita não pode ter acesso aos dados de pagamentos ou recebimentos de empresas, ou pessoas.

O que fazer após receber um Pix por engano?

  1. Confirme se o envio foi feito por engano mesmo.
  2. Entre em contato com quem enviou o Pix, se possível.
  3. Devolva o valor pelo estorno do Pix.

Afinal, é seguro fazer pix para desconhecidos? A resposta é: depende. O pix, em si, não é o problema ou solução nesse tipo de situação. Antes de fazer qualquer transação financeira, o mais importante é ter confiança na sua contraparte e, se possível, ter algum tipo de referência.

Como saber quem fez Pix para mim? Você pode entrar em contato com a sua instituição financeira e informar o ID da transação, que conta com os dados que identificam os bancos envolvidos na transferência. A partir desse dado, sua instituição conseguirá identificar quem enviou o dinheiro.

"Golpe do PIX multiplicador".
Essa é uma das modalidades que criminosos aplicam para conseguir, facilmente, o dinheiro das pessoas. Aproveitando-se da inocência, os golpistas agem nas redes sociais e aplicativos de mensagens oferecendo transferências via PIX prometendo multiplicar os ganhos de quem entra no esquema.

A forma mais comum é realizar a consulta do CPF regularmente, e isso pode ser feito por meio do site do Serasa, empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.