Como saber se o Pix é falso ou não?

Perguntado por: ejesus6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 3 votos

Além disso, também é importante conferir se a data e o horário da transferência estão certos, e conferir se as informações são nítidas. Se elas não estiverem nítidas, provavelmente há edições. Outros sinais de adulteração e comprovante de Pix falso são o logotipo desproporcional da empresa, informações de má qualidade.

O ID é mostrado em todos os comprovantes de transferências realizadas via Pix, começando sempre com a letra “E” e tendo aproximadamente 17 dígitos no total. É possível consultar no próprio comprovante e enviar para a central de atendimento do seu banco para verificar a autenticidade, caso esteja com alguma dúvida.

Marcas de edição no comprovante de Pix falso
Para identificá-las, verifique se o nome e o logotipo do banco estão corretos. Outro ponto importante das marcas de edição é que um comprovante de Pix verdadeiro sempre tem informações nítidas e permitem uma leitura fácil.

Caí em um golpe! Vou ver meu dinheiro de novo? Para casos de golpe envolvendo PIX, o Banco Central conta com uma ferramenta chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED). Por meio dele, o banco inicia um procedimento para analisar a fraude e, se possível, devolver o valor.

Então caso o pagamento via Pix tenha sido enviado de forma incorreta ou não tenha sido totalmente concluído, é fundamental que entre em contato com o recebedor pra verificar se a Chave Pix está correta, e ao conferir tudo, enviar o Pix novamente com a chave certa.

Chave Pix aleatória
Como vimos, a chave aleatória é gerada automaticamente pelo sistema Pix, sendo composta por uma sequência de letras e números que a tornam extremamente segura. Essa é a opção que garante mais privacidade de dados, uma vez que não há compartilhamento das informações pessoais do recebedor.

A plataforma do Pix é segura. Os golpes acontecem quando pessoas mal intencionadas usam outras redes, como Whatsapp e Instagram, para pedir dinheiro em seu nome.

Afinal, é seguro fazer pix para desconhecidos? A resposta é: depende. O pix, em si, não é o problema ou solução nesse tipo de situação. Antes de fazer qualquer transação financeira, o mais importante é ter confiança na sua contraparte e, se possível, ter algum tipo de referência.

Os golpistas podem alterar um comprovante de transferência Pix de diferentes formas, por isso é importante ficar atento até mesmo em pequenos detalhes. Marcas de edição: é importante verificar se o nome e o logotipo da instituição financeira está correto, se é proporcional ao documento e não possui marcas de edição.

De maneira geral, existem apenas três situações que garantem ao consumidor o direito de contestar um Pix: fraude, falha operacional e arrependimento de uma compra. Observe que transferir dinheiro para a pessoa errada, por engano, não te permite cancelar um Pix.

Para consultar pagamentos realizados em uma Agência Estadual você deve informar a data de pagamento, o código da receita e o número sequencial. Para consultar pagamentos realizados em um banco, você deve informar o código de barras do pagamento. Data na qual o pagamento foi realizado.

7 dias

É importante ressaltar, ainda, que é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor desistir de uma compra em até 7 dias, tendo o reembolso integral do valor. Ou seja, caso tenha feito o pagamento de uma compra via Pix, pode conseguir seu dinheiro de volta mais facilmente.

A devolução de Pix demora quanto tempo? Em seu site oficial, o Banco Central explica que o valor deve ser devolvido em até 72 horas após a análise feita pela instituição financeira ter confirmado que o consumidor sofreu um golpe.

Embora não seja possível reverter um Pix, o Banco Central fornece a opção de negociar o reembolso com a pessoa que recebeu a transação de forma indevida. Outra alternativa é a de entrar em contato com a instituição financeira e verificar se é possível realizar alguma intermediação.

Não é possível consultar a chave Pix de outra pessoa. Mas, existe uma estratégia muito simples que pode dar certo na hora de descobrir o Pix de alguém e fazer uma transferência. O usuário pode, por exemplo, realizar uma simulação de transferência se souber ao menos uma informação da pessoa.