É possível sonhar com algo que nunca vimos?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Sonhar com estranhos: uma mensagem do inconsciente? Alguns especialistas acreditam que os sonhos com desconhecidos podem ser uma mensagem do nosso inconsciente, nos alertando sobre algo importante em nossas vidas. Esses sonhos podem ser uma forma de lidar com emoções reprimidas ou problemas não resolvidos.

Então, você não sonha com algo que nunca fez parte da sua vida, o que pode acontecer é apenas você não lembrar que já viveu, pensou, imaginou ou ouviu aquilo que está sonhando. O cérebro reúne partículas de experiências que estão "jogadas" pela mente e, assim, cria-se um sonho.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

É uma aproximação entre nossas experiências na realidade concreta e na nossa realidade psíquica. São aspectos que juntos nos encaminham para uma atitude mais madura e consciente na vida.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

Sonhos estranhos servem um propósito importante, diz ele, e ajudam o cérebro a entender as experiências do cotidianas de uma forma que permite um aprendizado mais profundo.

Nos sonhos, a anima apareceria como uma figura altamente feminina, enquanto que o animus apareceria como uma forma masculinizada. Podem ocorrer sonhos em que um homem se percebe vestido de mulher, ou que deixou a barba crescer se for uma mulher.

Neste relato, podemos ver claramente três aspectos do sonho: o compensatório, o arquetípico e o inaugural.

O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.

O problema mesmo é lembrar dos sonhos. Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

40 minutos

Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

A paralisia do sono é um distúrbio que tende a acontecer na fase mais leve do sono, quando acontece a retomada da consciência durante o sono ao mesmo tempo em que ocorre uma fraqueza muscular. Nessas situações, é comum sentir uma incapacidade momentânea de se movimentar ou tentar falar e não conseguir.