É possível sentir toques em sonhos?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos.

Essa sensação de estar sonhando pode acontecer sim em quadros de ansiedade mais graves. Funciona como uma fuga da realidade para nos proteger do sofrimento que estamos vivendo. Você não comentou qual o tratamento que tem feito, mas no seu caso o ideal seria a combinação de tratamento com psiquiatra e psicólogo.

Sim, isso é possível: são os chamados “sonhos lúcidos”. “A diferença entre os sonhos lúcidos e os demais é que, durante os sonhos lúcidos, nós temos a consciência que estamos sonhando”, explica a Dra.

A premissa de um sonho lúcido é simples e, ao mesmo tempo, misteriosa: um sonho lúcido é aquele em que você sabe em que está sonhando. A maioria de nós acorda ou tem o sonho imediatamente interrompido quando descobre, no meio dele, que está sonhando. O susto parece trazer nossa consciência de volta do mundo onírico.

Os sonhos lúcidos são vistos sob essa perspectiva como sendo o presente dado aos homens pela Espiritualidade Elevada, de se recordarem das experiências vividas durante o sono, por serem úteis e/ou necessárias tais recordações.

Ele ocorre tipicamente 90 minutos depois que caímos no sono e dura cerca de dez minutos, porém, enquanto você dorme, cada período REM dura mais tempo, podendo alcançar uma hora.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

Sonhos lúcidos são os sonhos nos quais a pessoa está ciente do fato de estar sonhando e tem o poder de decisão entre controlar o sonho e efetivamente fazê-lo ou assistir passivamente o desenrolar da história.

Há evidência de que certos neurónios que estão ativos durante o sono REM podem suprimir ativamente as memórias dos sonhos. Esses neurónios produzem a hormona concentradora de melanina, que ajuda a regular o sono. Esta hormona também inibe o hipocampo, uma região importante do cérebro para o armazenamento da memória.

Sonho compartilhado é quando duas pessoas sonham com a mesma coisa. Em geral, o sonho é composto pelos mesmos elementos visuais e também pode ocorrer em um local semelhante para as duas pessoas. Embora ainda não haja pesquisas mais aprofundadas no assunto, sabe-se que há um vínculo entre os sonhadores.

Insistir demais
A última coisa que você nunca deve fazer com um sonho lúcido é se esforçar demais para tê-lo. Tome seu tempo, vá com calma e se você nunca teve essa experiência antes, não se estresse nem se force a ficar lúcido rápido. Essa pressão apenas atrasa o processo e torna as coisas mais difíceis.

Além de entender que não estão acordadas, elas são capazes de atuar e até de mudar o roteiro de um sonho. Atentos a essa capacidade, neurocientistas e pesquisadores dedicados ao entendimento do cérebro humano veem nos sonhos lúcidos uma ferramenta para compreender em detalhes como atua a consciência.

O que pode induzir esse distúrbio no sono podem ser padrões e hábitos irregulares de sono, estresse e ansiedade, além de insônia e privação de sono. Dormir de barriga para baixo também pode desencadear crises de paralisia do sono.

Neste relato, podemos ver claramente três aspectos do sonho: o compensatório, o arquetípico e o inaugural.

Esse estado confuso perturbador se encontra frequentemente ligado à um choque emocional provavelmente de ordem traumática que pode também ser nomeado por problemas no sistema nervoso.