É possível reverter a pressão alta?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 11 votos

É sim um sinal de alerta que não deve ser negligenciado, pois indica que existe uma probabilidade alta de a pessoa ter hipertensão em um futuro não muito distante. Por sorte, diferente da hipertensão, a pressão elevada pode ser revertida através da mudança de estilo de vida e dos hábitos alimentares.

A hipertensão não tem cura, mas tem controle. “Uma vez controlada o paciente poderá viver muito bem e com qualidade de vida”, explica Marcela França, diretora clínica do CIDH. Uma pessoa é considerada hipertensa quando os níveis de pressão arterial estão acima de 14 por 9 (≥ 140 e/ou 90mmhg).

Em alguns indivíduos, a reversão da doença é possível, mas depende de alguns fatores: “A hipertensão pode ser revertida naqueles em que o excesso de peso, sedentarismo e dieta ruim são os principais fatores para seu aumento”, avisa a médica.

Algumas dicas podem ser adotadas para ajudar a controlar melhor a pressão:

  1. Manter o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos;
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

Já para que o medicamento cause um efeito crônico, ou seja, de controle efetivo da pressão arterial, é preciso mais tempo. “Em média, são necessárias quatro semanas para avaliar o efeito da medicação no organismo, tempo necessário para ele fazer as modificações e entrar em equilíbrio”, explica a profissional.

A pessoa precisa praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso, levar vida saudável, enfim. Como existe nítida relação entre pressão alta e aumento do peso corporal, perder 10% do peso corpóreo é uma forma eficaz de reduzir os níveis da pressão.

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.

Níveis de pressão elevados acabam lesionando os vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando o AVC. Mesmo que uma pessoa tenha uma pressão pouco elevada, com níveis como 13 ou 14 de máxima, é preciso logo consultar um médico, para começar o tratamento adequado.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

A condição acontece quando um quadro de pressão alta é causado por situações de ansiedade e estresse. Se uma pessoa fica muito ansiosa, seu corpo entende que precisa “se proteger” e acaba liberando adrenalina e cortisol, hormônios que aceleram o ritmo cardíaco e demandam maior circulação de sangue no corpo.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.