É possível acabar com a corrupção no Brasil?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Para combater a corrupção institucional que há anos vivenciamos é necessário a implantação de medidas coercitivas mais rígidas. Entre elas a impossibilidade de participar da Administração pública. Medidas como a "ficha limpa" seria algo interessante a ser analisado para os demais cargos, funções e empregos. públicos.

A atitude mais eficiente para se combater a corrupção e a fraude no serviço público é por meio das atividades de prevenção, especialmente as voltadas à transparência pública, que lançam mão do controle social para fiscalizar o gasto e os resultados da gestão pública, representando o melhor custo-benefício.

Práticas de como evitar corrupção

  1. Tenha um código de conduta. ...
  2. Invista em canais seguros de comunicação. ...
  3. Implemente um canal de denúncias. ...
  4. Ofereça treinamento especial. ...
  5. Invista em práticas de compliance. ...
  6. Tenha parceiros confiáveis. ...
  7. Crie um comitê de ética. ...
  8. Preste atenção nos contratos.

A economia brasileira perde com a corrupção, todos os anos, algo em torno de 3 a 5% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso eqüivale anualmente, em média, a cerca de R$ 76 bilhões, considerando os dados do IBGE em 2005 que apontaram um PIB no país da ordem de um trilhão, novecentos e trinta e sete bilhões de reais.

Os primeiros registros de prática de ilegalidades no Brasil aconteceram desde a colonização portuguesa, marcado por casos de funcionários públicos que praticavam o comércio ilegal de produtos brasileiros como o pau-brasil, tabaco e ouro.

A corrupção está relacionada a uma construção social em que ocorre um divórcio entre normas morais e prática social, ou seja, um conflito entre os juízos morais de valor - pautados pela vida em excelência - e os juízos de necessidade - pautados pela vida cotidiana.

Hoje existe certo consenso sobre os efeitos negativos da corrupção, pois ela desestabiliza a economia, aumentando o risco da atividade eco- nômica e elevando os custos de produção, o que reflete numa diminui- ção do investimento e, consequentemente, diminuição do crescimento de uma economia.

A corrupção no Brasil afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos ao diminuir os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere a Constituição ao ampliar a exclusão social e a desigualdade econômica.

São exemplos: Pró-Ética; Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção; e Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA.

O que é a corrupção:
A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio. A corrupção é um meio ilegal de se conseguir algo, considerada grave crime em alguns países.

Tal fato colaborou para fazer de Yousseff o principal doleiro no caso a seguir, o maior esquema de corrupção da história do país: o Petrolão.

O preço da CORRUPÇÃO no Brasil - valor chega a R$69 bilhões de reais por ano. Um estudo realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) revelou os prejuízos econômicos e sociais que a corrupção causa ao País.

De acordo com a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, a partir da década de 1880, o Império passa pela primeira vez a ser acusado por prática de corrupção, com casos sendo noticiados na imprensa.