É normal a Lua ficar amarela?

Perguntado por: umata . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Há alguns efeitos na aparência da Lua, quando ela está baixa no céu, que realmente são causados por fenômenos físicos, como apresentar uma tonalidade mais amarela ou laranja. Esse é o mesmo fenômeno que faz com que o céu tenha tons alaranjados no nascer e pôr-do-sol (para saber mais, clique aqui).

Mas, enquanto sobe pelo céu, a luz refletida encontra cada vez menos atmosfera, o que confere a cor amarelada. Já a cor branca da superfície lunar observada durante o dia ocorre porque a luz refletida por nosso satélite natural está “competindo” com a luz solar, que também é dispersa pela atmosfera.

A coloração alaranjada acontece ao anoitecer e ao amanhecer, da mesma maneira que vemos o Sol ou céu nesse horário.

A chamada "Lua Azul” acontece nesta quarta-feira (30), a partir de 22h35 no horário de Brasília, e poderá ser observada em todas as regiões do planeta.

A lua de hoje está 8,30% visível e está crescendo. Faltam 5 dias e 3 horas para a fase Quarto Crescente.

O especialista explica que, por estar posicionada de forma baixa na atmosfera, a Lua espalha sua luz em camadas mais espessas. Durante esse processo, as luzes vão se dispersando e acabam chegando aos nossos olhos apenas cores intensas como a vermelha ou - nesse caso, a amarela.

Apesar da referência à cor, o satélite natural não terá alteração em sua tonalidade. Esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês. Segundo a NASA, a definição mais antiga de Lua Azul remonta aos anos 1500, e recebia esse nome a terceira Lua cheia em uma estação que tem quatro Luas.

1º de agosto

Nesta quarta-feira (30), a última superlua deste ano iluminará o céu noturno. Por ser a segunda Lua cheia do mês – a primeira aconteceu em 1º de agosto – o fenômeno também é chamado de “Lua Azul”. Em ocasiões de superlua, o astro se encontra no perigeu, ou seja, mais próximo da Terra.

Em 31 de agosto de 2023, às 01:35 GMT, ocorrerá a segunda Lua Cheia em um mês do calendário. Embora essa Lua Cheia seja amplamente conhecida como Lua Azul, essa denominação é resultado de um erro. Continue lendo para aprender o verdadeiro significado de uma Lua Azul.

É que, talvez, o oxigênio da parte superior da atmosfera da Terra tenha sido soprado para a superfície lunar através do vento solar. Isso realmente pode acontecer, de acordo com as descobertas da missão japonesa Kaguya.