É legal comprar calopsita?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Ter animais silvestres de estimação é considerado ilegal, com possível prisão e multa (Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998). No entanto, fique tranquilo: a calopsita não é silvestre. Caso você queira uma, nem precisa de registro para compra.

Por outro lado, o papagaio australiano (Nymphicus hollandicus), popularmente conhecido como calopsita, possui recomendações diferentes e não necessita de autorização específica para criação.

Em função da portaria 93 do Ibama, as calopsitas podem ser livremente criadas e comercializadas tanto quanto gado bovino, cabra, coelho e gato, pode ver pelos anexos enviados tornando mais fácil a pesquisa de conhecimento, até então NÃO feita pela OLX.

O Projeto de Lei 1487/19 altera a Lei de Proteção à Fauna para proibir a criação de pássaros em gaiolas ou viveiros domésticos. A proibição valerá para pássaros de quaisquer espécies, nativas ou exóticas, silvestres ou domésticas, a partir de 180 dias da promulgação da lei.

Características

Porte de Ração:Pequena
Idade:Adulto
Preço:De R$ 100,00 a R$ 200,00
Pet:Pássaros

No Brasil, temos sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e Ministério da Agricultura, ou seja, espécies que não precisam de autorização especial para serem comercializadas. São elas: Manom, Mandarim, Diamente Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante.

Fala um cadastro no Ibama
Isso pode ser feito no próprio site do instituto, por meio do serviço Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre (SisFauna). Lá, você deve escolher qual sua categoria: se sua criação for de pássaros, por exemplo, sua categoria será a 20.13, de criador de passeriformes silvestres nativos.

O crime de tráfico de animais silvestres está inserido no inciso III do artigo 29 da lei, que proíbe a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos ou larvas, sem a devida autorização.

Quando você comprar a sua calopsita, peça informações sobre como eles administravam a alimentação, pois qualquer mudança drástica pode ser perigosa. É indicado que você meça a quantidade do alimento que vá servir e deixar a disposição da sua ave, isso facilitará o controle do que ela consumir ou não.

10 – 15 anos

15 anos

Afinal, quanto tempo vive uma calopsita? Cientificamente, o tempo de vida destinado para uma calopsita varia de 10 a 15 anos. No entanto, essa expectativa de vida é mais associada a aves que vivem em seu habitat natural, considerando todos os riscos que elas podem enfrentar.

Não há uma vacina para clamidiose calopsita. Para evitá-la, é preciso garantir um manejo correto e manter o viveiro higienizado, já que a bactéria pode ser eliminada nas fezes de portadores assintomáticos. O tratamento existe e é feito com a administração de antibioticoterapia por um longo período.

albinas

As variações dentro dessa espécie de ave muda apenas suas cores e não seu comportamento; as albinas são as mais raras.