É isto ou é isso?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Isso – indica algo que está perto do receptor e também pode ser usado para não ter que repetir algo que já foi mencionado. Ex: por que você disse isso? Isto – indica algo que está perto do emissor e também é usado para mencionar algo que ainda será dito. Ex: Isto que vamos fazer é complicado!

expressão Ou seja; quer dizer que; expressão usada para explicar alguma coisa já mencionada anteriormente: ele não disse a verdade, isto é, mentiu. Etimologia (origem de isto é).

Obrigada. As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...»

Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado. Esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.

1 ou seja, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.

1 esta coisa, estas coisas, este objeto, estes objetos, o.

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono.

Sim, de acordo, combinado, vamos, certo, correto, exato, claro, óbvio, certamente, exatamente, obviamente, claramente, e várias outras expressões equivalentes a é isso aí; palavra usada para concordar com aquilo que alguém disse ou falou; palavra que também serve para indicar que é exatamente aquilo que você está ...

Desse” indica um tempo futuro ou passado próximo. “Deste” indica um tempo presente ou o lugar onde está o enunciador. “Desse” se refere a um elemento já mencionado na frase. “Deste” se refere a um elemento que será mencionado na frase.

Disso é a contração da preposição de com o pronome demonstrativo isso: de + isso = disso. Disto é a contração da preposição de com o pronome demonstrativo isto: de + isto = disto. Os pronomes demonstrativos isto e isso situam algo ou alguém no tempo, no espaço e no discurso em relação às próprias pessoas do discurso.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

trio | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Em nenhuma hipótese use as variantes próximo futuro ou próximo passado.

A forma foi-mepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .