Como usar o conectivo Ademais?

Perguntado por: lmenezes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ao usar o advérbio ademais numa oração, a intenção do locutor é voltar a uma informação anterior e acrescentar algo a ela. Exemplo: “A viagem foi muito divertida e, ademais, estávamos solteiros”. Em castelhano a palavra ademais é traduzida para además, que possui o mesmo significado que o advérbio em português.

Continuação ou adição: e; nem; também; não só… mas também; como também; ademais; outrossim; além disso, bem como; por outro lado.

1 além disso, além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, e depois, demais, mais, ainda, também, de resto, aliás, outrossim.

Significado de Outrossim
advérbio De modo equivalente; também: entrou na empresa para trabalhar com custos e, outrossim, para saber dos prejuízos. Da mesma maneira; do mesmo jeito, da mesma forma; idem, igualmente: o remédio tem eficácia, outrossim o tratamento.

Significado de Em suma
locução adverbial De maneira resumida; em síntese; por meio de um resumo, sumário, sinopse; resumidamente: em suma, sonhar é mais importante do que dormir.

Para adicionar algo ao texto, e que tem relação com o que previamente foi dito, usamos os conectivos de continuação ou adição. Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como. Exemplo: Evelyn foi maquiadora.

começar com: somado a isso; além disso; ou ademais.

Ademais é um advérbio que tem o mesmo sentido de “além disso”. Exemplos: Acho que você deveria aproveitar porque não está chovendo. Ademais, pode não ter tempo para sair amanhã.

O advérbio ademais é um conectivo equivalente a conjunções e, nem etc. E, como este, introduz orações coordenadas aditiva.

1 de acordo, apoiado, certo, compreendido, entendido, ótimo, OK, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, isso, assim mesmo, muito bem, concordo, afirmativo, positivo.

Significado de Donzela
substantivo feminino Mulher virgem e solteira. [Antigo] Dama de companhia; criada da corte; aia. [História] Título de nobreza atribuído às filhas solteiras de pessoas importantes, especialmente filhas de reis e fidalgos.