E faltam ou falta?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

A resposta correta é: faltam. O verbo concorda com o sujeito. Logo, se o sujeito está no plural (10 dias), então o verbo "faltar" deve concordar no plural (faltam). Sendo assim, a alternativa correta é a A: "Faltam 10 dias para a viagem de Geraldo".

As formas verbais “falta” e “faltam” são usadas, respectivamente, com sujeito no singular e no plural. Falta e faltam são formas conjugadas do verbo “faltar”. Ambas estão na terceira pessoa, mas a primeira é do singular, e a segunda, do plural.

Quando usar faltam? Faltam, forma conjugada indicativa da 3. ª pessoa do plural, deverá ser usada com sujeitos no plural: Faltam dois dias para meu aniversário.

Então, qual é o certo: “Falta dez dias para o início das aulas” ouFaltam dez dias para o início das aulas”? Para descobrir, basta identificar o sujeito da oração – neste caso, “dez dias”. Então, o jeito certo é “Faltam dez dias para o início das aulas”, já que o verbo deve concordar com o plural do sujeito!

5ª Dica → Falta / Faltam
Na primeira oração, o verbo faltar não está concordando com o sujeito da frase. Se você ficar em dúvida, basta perguntar quem ou o que realiza a ação do verbo, nesse caso, o que é que falta? 20 dias faltam, portanto, o verbo deve ser flexionado no plural.

O sujeito é uma oração formada por um verbo no infinitivo: jogar. Por isso, faltar está conjugado na terceira pessoa do singular: falta. No entanto, se a frase for faltam dez minutos [para jogar], o sujeito é dez minutos e, por essa razão, o verbo conjuga-se no plural.

Sim, faltam dois dias. Faltam.

A forma correta é há falta de.
Há é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo haver, que neste caso, significa «existir». Este verbo, seguido do nome falta e da preposição de, significa «algo que não existe»: – Há falta de cadeiras, somos dez pessoas e só há oito cadeiras.

Faltam vem do verbo faltar. O mesmo que: precisam, carecem, necessitam, morrem.

Sabemos que o verbo deve concordar com o seu sujeito. Portanto, as frases corretas são: 1) Faltam dez dias para a viagem. Essa frase pode ser lida como “Dez dias para a viagem faltam”.

A resposta correta é: faltam. O verbo concorda com o sujeito. Logo, se o sujeito está no plural (10 dias), então o verbo "faltar" deve concordar no plural (faltam). Sendo assim, a alternativa correta é a A: "Faltam 10 dias para a viagem de Geraldo".

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.