Faz falta ou fazem falta?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

Diferença entre “faz” e “fazem”
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".

Diferença entre "faz" ou "fazem"
Se você quer falar sobre algo que alguém está executando como uma ação, o certo é “eles fazem”. Já no caso de você querer se referir a uma determinada quantidade de tempo ou condição do clima, use apenas “faz”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Presente: faço, fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem. Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram.

Significado de Fazem
O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.

Dessa forma, mesmo estando em locução verbal (deve fazer), o auxiliar permanece no singular e o correto é: "deve fazer mais de dois meses" ou "faz mais de dois meses".

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.