É difícil fazer intercâmbio?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Fazer um intercâmbio é um desafio e tanto a ser enfrentado por quem escolhe viver essa experiência. Por isso, é importante que quem estiver planejando essa viagem internacional tome conhecimento de situações adversas que podem ocorrer, além de se informar sobre como administrar o dinheiro durante a viagem ao exterior.

O custo de um intercâmbio pode variar entre R$ 20.000 e R$ 45.000, dependendo do país, da duração e do formato. O número, para muitos assustador, pode se tornar um empecilho.

Vai fazer intercâmbio? Confira 8 coisas que você deve saber

  1. Pesquise sobre o país anfitrião. ...
  2. Faça uma previsão de gastos. ...
  3. Fique de olho na documentação necessária. ...
  4. Viaje com tranquilidade. ...
  5. Tenha contatos importantes sempre à mão. ...
  6. Dê notícias com moderação. ...
  7. Aproveite a cidade. ...
  8. Registre suas experiências.

Dá para fazer intercâmbio sem ser fluente? Pode comemorar: mesmo que você não seja fluente ou tenha um nível alto de proficiência no inglês, espanhol ou outro idioma, dá para fazer um intercâmbio!

Por outro lado, a idade recomendada se refere à idade que é considerada ideal para o estudante aproveitar ao máximo o programa de intercâmbio em questão. Por exemplo, um programa de intercâmbio pode ter uma idade mínima de 16 anos, mas a idade recomendada pode ser de 18 anos ou mais.

Para fazer intercâmbio precisa falar inglês – programa de curso e trabalho. Não. Apesar de ser o recomendado e até mesmo requisito para alguns países como o Canadá. Alguns países como a Irlanda e os Emirados Árabes não é obrigatório que você saiba falar inglês para para o programa.

Neste sentido, apresentamos os melhores países para fazer intercâmbio:

  • Estados Unidos.
  • Canadá
  • Reino Unido.
  • Irlanda.
  • Austrália.
  • Àfrica do Sul.
  • Nova Zelândia.

Fazer intercâmbio é uma vivência única e especial, ainda mais quando você aproveita todas as vantagens que essa experiência proporciona. Afinal, muito mais do que turistar, ser intercambista lhe permite estudar e conhecer a cultura e costumes de um país, fazendo você se tornar um nativo, mesmo que somente por um meses.

Alguns programas de intercâmbio de High School podem durar de seis meses a um ano acadêmico completo. Para programas de graduação ou pós-graduação, a duração pode variar de um a cinco anos, dependendo do curso escolhido.

A maioria dos programas para países de língua inglesa exigem que se tenha um nível intermediário de inglês. Afinal, você vai ter que estudar matemática, física e química em inglês. Então, um domínio inicial vai ajudar você a se adaptar mais rápido.

Confira abaixo quais são!

  • Cursos de intercâmbio: 5 melhores opções.
  • 1) General English.
  • 2) Curso Preparatório para Teste de Proficiência. 3) Business english. 4) Cursos VET na área de Business. 5) Curso de Co-op no Canadá
  • Principais dúvidas sobre cursos de intercâmbio. Conclusão sobre os cursos de intercâmbio.

Um intercâmbio de curso no exterior funciona da seguinte maneira: O estudante se matricula em um curso no exterior através de uma agência de intercâmbio no Brasil. Ao chegar no aeroporto, o estudante pode ser recepcionado por um serviço de transfer, que irá leva-lo para o local de hospedagem. Esse serviço é opcional.

Sim. A locomoção de uma pessoa somente pode ser restringida por ordem judicial e jamais por causa de débitos inscritos nestes bancos de dados. Portanto, não há como impedir o cidadão de tirar seu passaporte ou visto, com base em dívidas ou em cadastros de restrição.

Somente alunos matriculados em cursos técnicos, de ensino superior ou pós-graduação por período mínimo de um ano, podem trabalhar 20 horas semanais durante o período de aula e 40 horas por semana durante o período de férias. Já para os estudantes de idiomas não é permitido trabalhar.

Beber bebida alcóolica em espaços públicos. Embora comum no Brasil, o hábito é proibido na Austrália, Nova Zelândia e na maior parte dos Estados Unidos.