É comum fazer frio em novembro?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

O frio intenso não é comum nesta época do ano - normalmente, as temperaturas não caem tanto assim após Outubro.

O mês de novembro começa com frio intenso e atípico para esta época do ano em quatro regiões do Brasil, especialmente no Sul. A queda brusca de temperaturas ocorre devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar.

A massa de ar frio também foi responsável por desvios negativos de temperatura na parte leste do Brasil. Desta forma, considerando a temperatura média observada nas estações meteorológicas do instituto em todo o país, o mês de novembro de 2022 foi o mais frio desde 1976.

Tendência de temperatura
Por outro lado, novembro na climatologia traz aumento pronunciado das características de verão com maior frequência de dias de calor no Sul do país. Não se desenha um mês quente na temperatura média no Centro-Sul do Brasil em 2022.

O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.

O Inverno 2023 começou no Brasil às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho. Neste ano, a estação terá a influência do fenômeno chamado El Niño, que um dos seus efeitos é deixar a atmosfera mais quente. Sendo assim, o Inverno não deve ser rigoroso.

A primavera meteorológica começa em 1º de setembro e inclui os meses de setembro, outubro e novembro (SON) O verão meteorológico começa em 1º de dezembro. Inclui os meses de dezembro, janeiro e fevereiro (DJF)

A menor temperatura já registrada no país de modo oficial foi -11,6 °C. Esse recorde é da cidade catarinense de Xanxerê, atingido no dia 25 de junho do distante ano de 1945.

30%

Durante o mês de novembro a probabilidade de chover é de 30%

Verão brasileiro pode ter 'graus a mais'
Mas, em 2023, o país será afetado pelo fenômeno climático El Niño, que contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso.

O verão é uma das quatro estações do ano que começa depois da primavera e termina com a chegada do outono. Ele é marcado pelo aumento das temperaturas e permanece durante 3 meses (do final de dezembro até o final de março). No Brasil, o verão tem início em 21 ou 22 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março.

Temperaturas máximas e mínimas médias em novembro em São Paulo. Temperatura máxima (linha vermelha) e mínima (linha azul) médias, com faixas do 25º ao 75º e do 10º ao 90º percentil. As linhas finas pontilhadas são as temperaturas médias percebidas correspondentes.

Os meses mais quentes são: DEZEMBRO, JANEIRO E FEVEREIRO. Os meses mais frios são: JUNHO, JULHO E AGOSTO. A primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

Julho de

Julho de 2023 bateu o recorde de mês mais quente já registrado na Terra, 0,33 grau Celsius acima do recorde anterior, de julho de 2019, anunciou nesta terça-feira (8) o observatório europeu Copernicus.

23 de setembro, às 3h50

O inverno no Hemisfério Sul começa no dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina no dia 23 de setembro, às 3h50 (horário de Brasília).

Sua última análise atribui “uma chance bastante alta – acima de 80% neste momento – de que 2023 seja o ano mais quente já registrado”, disse Zeke Hausfather, cientista climático da Berkeley Earth. Os pesquisadores finalizarão as classificações anuais de temperatura em janeiro.