Qual a previsão do tempo para o verão 2023?

Perguntado por: obarros2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 5 votos

O calor deve ser intenso ao longo do mês em todo o Sudeste. A previsão é de que o mês termine com temperaturas um pouco acima da média em todo o estado de São Paulo, em todo o Rio de Janeiro e no Espírito Santo e também no Sul, centro e leste de Minas Gerais.

O ano de 2023 tem sido pródigo em calor extremo, com ondas de calor afetando quatro continentes no hemisfério norte e causando incêndios florestais intensos em países como a Grécia.

Verão brasileiro pode ter 'graus a mais'
Mas, em 2023, o país será afetado pelo fenômeno climático El Niño, que contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso.

Sua última análise atribui “uma chance bastante alta – acima de 80% neste momento – de que 2023 seja o ano mais quente já registrado”, disse Zeke Hausfather, cientista climático da Berkeley Earth. Os pesquisadores finalizarão as classificações anuais de temperatura em janeiro.

Previsão para o inverno 2023 no Brasil
A chuva tende a ficar um pouco acima da média no Sul, além de partes de São Paulo e no oeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso — especialmente em agosto", diz a previsão. Para as regiões Centro-Oeste e Norte, as temperaturas devem ficar acima da média, com pouca chuva.

23 de setembro

A partir de setembro, a expectativa é que ondas de calor já atinjam o Brasil e o Estado registre temperaturas mais quentes do que o normal para a estação. Vale lembrar que o Inverno 2023 vai até as 3h50 (horário de Brasília) do dia 23 de setembro, quando começa a Primavera.

Julho de

Julho de 2023 bateu o recorde de mês mais quente já registrado na Terra, 0,33 grau Celsius acima do recorde anterior, de julho de 2019, anunciou nesta terça-feira (8) o observatório europeu Copernicus.

a primavera deve começar com chuvas Acima da Média para grande parte do centro-oeste Sudoeste e sul Mas. até o mês de novembro essas. anomalias positivas vão ficar confinadas aqui na região sul e parte aqui do Estado de São Paulo e. no sul do Mato Grosso do sul.

O verão 2024 se desenha muito quente com temperatura acima da média no Sul do país, com dias abafados, noites mais quentes e maior frequência de tempestades de verão. É elevado o risco de ondas de calor no Sul do Brasil no próximo verão, em particular no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e do Paraná.

É o auge da estação chuvosa em muitas cidades do Sudeste do Brasil que têm em janeiro o seu mais chuvoso do ano pela influência da instabilidade tropical com ar quente e úmido que traz os temporais, além da influência dos episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul que não raro estendem os seus efeitos ao Leste ...

O verão é uma das quatro estações do ano que começa depois da primavera e termina com a chegada do outono. Ele é marcado pelo aumento das temperaturas e permanece durante 3 meses (do final de dezembro até o final de março). No Brasil, o verão tem início em 21 ou 22 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março.