Como votar nas eleições g1?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Para votar nas Eleições 2022 basta ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. O período para comparecer no seu colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o país, obedecendo o horário de Brasília.

Quem vota? O voto é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. É facultativo para quem tem de 16 a 17 anos, e para os maiores de 70 anos.

Poderão votar no segundo turno, inclusive, jovens que tenham completado 16 anos até a data do primeiro turno da eleição (2 de outubro), desde que estejam com o título em situação regular. Isso vale para todos: para votar, eleitoras e eleitores devem estar com a situação regular na Justiça Eleitoral.

Voto – documentos para votar
carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e.

Para votar, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos: e-Título (título de eleitor em meio digital; se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);

Caso não se justifique, ou se a justificativa for indeferida, o eleitor deverá pagar multa, no valor de até R$ 3,51. Em caso de três ausências consecutivas sem justificativa e sem pagamento das multas, o título eleitoral será cancelado.

Quem não votou no primeiro turno das Eleições 2022, ocorrido em 2 de outubro deste ano, tem até o próximo dia 1º de dezembro (quinta-feira) para apresentar a justificativa à Justiça Eleitoral, o que pode ser feito de forma online pelo aplicativo e-Título ou via Sistema Justifica.

Caso opte por justificar sua ausência via on-line, o eleitor pode fazê-lo por meio do Sistema Justifica, ferramenta que permite a apresentação do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) pela internet após a eleição, no endereço eletrônico justifica.tse.jus.br.

Nas eleições 2022 para presidente, governador e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores, a Constituição Federal prevê a possibilidade de segundo turno para determinar um vencedor na disputa ao Executivo. Não existe previsão de terceiro turno, segundo a lei. LEIA MAIS: Não votei no primeiro turno.

Para alcançar a vitória, é necessário que o candidato aos cargos de governador ou presidente recebam um mínimo de 50% dos votos válidos e mais um único voto.

O artigo 14 da Constituição Federal afirma que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto. Além do mandamento constitucional, a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.708/2022 regulamenta a vedação do porte do aparelho celular na hora de votar.

Eleitor pode levar colinha com o número do candidato para agilizar votação. A Justiça Eleitoral incentiva a eleitora e o eleitor a levar para a cabine de votação a chamada colinha eleitoral, com os números de candidatas e candidatos escolhidos.

Pelo app, você pode: ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com ele votar nas eleições; saber qual a sua zona e seção, com endereço do local de votação; saber se você está em dia com as obrigações eleitorais.

Pensando nisso, conheça 6 dicas para criar sua votação online:

  1. 1- Defina uma plataforma de votação.
  2. 2- Opte por perguntas fechadas.
  3. 3- Faça uma pergunta curta e direta.
  4. 4- Não faça muitas perguntas.
  5. 5- Evite perguntas ambíguas.
  6. 6- Não faça perguntas tendenciosas.

A votação já está aberta na página do programa no portal R7, e o telespectador já pode votar quantas vezes desejar para ajudar a manter seu participante favorito na disputa pelo prêmio. Para participar votando, não é necessário cadastro no site.