Como ver um átomo?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Como ver os átomos? A princípio, é impossível enxergar um átomo, e provavelmente nunca conseguiremos fazer isso — ao menos se estivermos falando do fenômeno óptico no qual a luz em determinados comprimentos de onda é refletida nos objetos e chega aos nossos olhos, causando uma sensação que chamamos de “cor”.

É difícil dizer como é um átomo, pois ele é tão pequeno que não podemos vê-lo, mas existem microscópios de tunelamento que captam suas imagens nas superfícies dos sólidos.

Os microscópios continuam sendo grandes aliados dos pesquisadores. Nessa jornada para entender o invisível, os cientistas desenvolveram equipamentos superpoderosos, como o microscópio lançado em 2015, no Japão, com resolução de 43 bilionésimos de metro. Com ele, dá até para enxergar detalhes de um átomo.

Você não pode ver uma molécula individual com seus olhos ou mesmo um microscópio.

No ano de 1898, a ideia de que o átomo é indivisível foi contestada por J.J. Thomson. A partir de uma experiência com tubos de raios catódicos, ele percebeu a existência de partículas subatômicas negativas que, posteriormente, seriam denominadas como elétrons.

Ou seja, os átomos são invisíveis até para a luz.

Em decorrência do comprimento da luz máximo e mínimo visíveis e da própria estrutura do olho, o menor tamanho que podemos enxergar é de cerca de 100 micrômetros (100.10-6 m), aproximadamente o diâmetro de um fio de cabelo.

Bem, um estudante de doutorado da Universidade de Oxford pode se gabar de ter conseguido fotografar um único átomo. Estamos falando desta imagem aí em cima. Se você der zoom ali no meio dela, vai ver um pequeno pixel. Não é poeira na lente da câmera ou defeito no seu monitor — mas um átomo de estrôncio.

Então, é possível criar átomos? Se você quer fazer um átomo “do nada”, com ingredientes que não sejam outros átomos, a resposta simples é não Afinal, como você já deve ter deduzido na introdução sobre o Big Bang, tudo o que vamos encontrar por aí são partículas e átomos já existentes.

Tipicamente, os átomos costumam medir 0,0000001 de milímetro, e apesar de esse número nos dar uma leve noção de quão diminutos eles podem ser, quando o assunto é imaginar seus tamanhos em termos palpáveis a coisa se complica bastante.