Onde encontramos os átomos no nosso cotidiano?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Se tudo que está ao nosso redor é feito de átomos (ar que respiramos, roupa que vestimos, cadeira onde assentamos etc), por que então não podemos atravessar o tampo de uma mesa com as mãos?

É difícil dizer como é um átomo, pois ele é tão pequeno que não podemos vê-lo, mas existem microscópios de tunelamento que captam suas imagens nas superfícies dos sólidos.

Resposta: Na natureza, os átomos são encontrados na forma isolada, pois eles possuem a última camada da eletrosfera completa (8 elétrons). Portanto os átomos ficam instáveis.

Prótons, nêutrons e elétrons são elementos constituintes de um átomo. No núcleo dos átomos, encontram-se os prótons e nêutrons. Ao redor do núcleo, estão os elétrons.

O modelo atual do átomo propõe que ele esteja dividido em duas regiões principais: o núcleo, em que estão concentradas as partículas positivas ou prótons, e os nêutrons, que são partículas sem carga necessárias para dar estabilidade ao núcleo. Ainda há a eletrosfera, região onde os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.

Nesse sentido, há quatro tipos principais de átomos: isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.

Os quatro elementos comuns a todos os seres vivos são oxigênio (O), carbono (C), hidrogênio (H) e nitrogênio (N), que juntos compõem cerca de 96% do corpo humano.

Resposta. Os átomos são unidades básicas de matéria que consiste num núcleo central envolto por uma nuvem de eletróns de carga negativa, e as moléculas são grupos de átomos. A vida é matéria, matéria organizada, pois tem que ser organizada para carregar vida.

Então, é possível criar átomos? Se você quer fazer um átomo “do nada”, com ingredientes que não sejam outros átomos, a resposta simples é não Afinal, como você já deve ter deduzido na introdução sobre o Big Bang, tudo o que vamos encontrar por aí são partículas e átomos já existentes.